ONDA LONGA E INTENSA: COMO BOLHA DE CALOR A 45ºC VAI FAZER O BRASIL FERVER



A região centro-sul do Brasil vai enfrentar altas temperaturas nos próximos dias. Isso porque uma "bolha de calor" formada no Paraguai e no norte da Argentina se aproxima do país. Na capital paulista, por exemplo, espera-se uma sensação térmica de 37ºC.

O que é uma bolha de calor?

O fenômeno também é chamado de "domo de calor". Ele começa quando uma massa de ar quente é formada em uma área de alta pressão atmosférica, ou seja, onde a coluna de ar é maior e portanto "mais pesada".

A massa de ar naturalmente se expande de forma vertical. Isso bloqueia a chegada de frentes frias. Como a massa de ar está em uma região de alta pressão atmosférica, o ar quente fica "preso" mais próximo da superfície. Segundo a MetSul, é como se essa pressão agisse como uma tampa de panela.

Esse sistema provoca pouca nebulosidade e os raios solares potencializam o calor na região. O fenômeno pode permanecer por dias ou semanas, até que uma frente fria seja capaz de interferir no seu funcionamento.

O centro de um sistema como esse foi identificado se formando entre o Paraguai e o norte da Argentina. Lá, os termômetros poderão alcançar marcas de 43ºC a 45ºC. 

As partes do país mais afetadas do Brasil são: o oeste da região Sul, sudoeste de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. O ar quente e seco também vai atingir o sul de Mato Grosso, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo. Segundo a MetSul, a onda de calor será "muito intensa e prolongada".

Mato Grosso do Sul deve sofrer mais com a "bolha de calor". Há previsão de máximas acima de 37ºC em grande parte das cidades. Em algumas, podem chegar a 40ºC até o fim do verão, segundo a MetSul. O calor excessivo deve se estender ao sudoeste de Mato Grosso e a parte de Goiás.

A cidade do Rio também terá "tardes de calor extremo para março", com máximas próximas de 40ºC por vários dias, diz a MetSul.

As temperaturas elevadas devem seguir nas regiões até, pelo menos, o dia 15 de março, segundo a Climatempo.

Fonte: Portal Grande Ponto

ONDA LONGA E INTENSA: COMO BOLHA DE CALOR A 45ºC VAI FAZER O BRASIL FERVER ONDA LONGA E INTENSA: COMO BOLHA DE CALOR A 45ºC VAI FAZER O BRASIL FERVER Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, março 13, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...