PEC DO FIM DA REELEIÇÃO AUMENTA MANDATO DE SENADOR PARA 10 ANOS



O Senado estuda várias propostas para acabar com a reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República, e todas ampliam o mandato de senadores de 8 para 10 anos. O plano é que os eleitos no Brasil passem a ter mandatos de 5 anos, com exceção dos senadores, que ficam no cargo por 2 legislaturas.

O relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), está designado a trabalhar em cima de uma proposta pelo fim da reeleição do Poder Executivo. O congressista desenhou 3 opções de PEC (Proposta de Emenda a Constituição) para alterar os mandatos de cargos eletivos no país.

Em comum, as alternativas de PEC acabam com a possibilidade de reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República. Para compensar a impossibilidade de se reeleger, o senador propõe que os representantes do Executivo ganhem 1 ano a mais de mandato, o que totalizaria 5 anos.





PEC DO FIM DA REELEIÇÃO AUMENTA MANDATO DE SENADOR PARA 10 ANOS PEC DO FIM DA REELEIÇÃO AUMENTA MANDATO DE SENADOR PARA 10 ANOS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, março 11, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...