FIES ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO PRIMEIRO SEMESTRE


Nesta terça-feira, 12 de março, o Ministério da Educação (MEC) inicia as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024. O cadastro deve ser efetuado através do portal Acesso Único até o dia 15 de março. Esta edição oferece um total de 112.168 vagas distribuídas em mais de mil instituições privadas.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média das provas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, é necessário comprovar uma renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236). Todas as instituições e vagas disponíveis podem ser consultadas no portal, clicando no botão “Consultar oferta de vagas”. A página apresentará as oportunidades por estado, município, nome do curso e conceito no MEC. Durante a inscrição, o candidato pode escolher até três opções de curso em instituições privadas.

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser pago após a conclusão do curso, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do valor do curso, dependendo da renda familiar do estudante. A divulgação dos pré-selecionados está prevista para o dia 21 de março. Este ano, o programa conta com novas regras, incluindo a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico, que possuem renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706). Para esses estudantes, do Fies Social, será possível obter financiamento de até 100% dos custos educacionais.

Veja cronograma: 

Consulta da oferta de vagas: 12 de março a 30 de abril

Inscrição: 12 a 15 de março

Resultado da pré-seleção: 21 de março

Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22 a 26 de março

Lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Fonte: Tribuna de Notícias 

FIES ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO PRIMEIRO SEMESTRE FIES ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO PRIMEIRO SEMESTRE Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, março 12, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...