POR QUE 8 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?



A ONU proclamou, em 1977, o dia 8 de março como o "Dia Internacional pelos Direitos da Mulher e a Paz Internacional". A primeira convocatória, no entanto, foi no ano de 1911, na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça.

O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, ou simplesmente Dia Internacional da Mulher, comemora a luta da mulher por sua participação na sociedade e em seu desenvolvimento integral como pessoa.

Durante a Revolução Francesa a mulher tomaria pela primeira vez, coletivamente, consciência de sua situação social. Marchando, junto aos homens, em direção a Versalhes, elas reivindicaram a igualdade social sob o lema "liberdade, igualdade, fraternidade".

Foram então levantados os primeiros pedidos formais de direitos políticos e cidadania para a mulher. A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã copiava em boa medida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de agosto de 1789.

O Dia Internacional da Mulher adquiriu ao longo do século 20 uma dimensão global. O movimento internacional em defesa dos direitos da mulher é crescente e respaldado pela ONU, que celebrou quatro conferências mundiais sobre a mulher. Dessa forma, contribuiu para que a comemoração do Dia Internacional da Mulher seja um ponto de convergência das atividades coordenadas em favor dos direitos da mulher e de sua participação na vida política e econômica.

Fonte: Tribuna de Notícias 

POR QUE 8 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER? POR QUE 8 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER? Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, março 08, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...