NUNES MARQUES VOTA CONTRA SUSPEIÇÃO DE SERGIO MORO NO CASO DO TRIPLEX



O ministro do Supremo Tribunal FederalKassio Nunes Marques votou nesta terça-feira (23) que Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato em Curitiba, não foi imparcial ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do triplex do Guarujá.

O voto dele era determinante para o processo, que estava empatado em 2 a 2. O magistrado acompanha Edson Fachin e Cármen Lúcia, que votaram em 2018, quando a discussão começou. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski expressaram a opinião contrária na sessão anterior, há duas semanas.

Para Nunes Marques, se as mensagens trocadas por Moro e os procuradores da Lava Jato em Curitiba "tivessem sido obtidas por meio lícito e tivessem tidos o seu teor e autenticidades atestados oficialmente alegadamente teriam aptidão de alegar parcialidade de juiz".

Ele considera que, se aceitasse essas provas, seria uma "forma transversa de legalizar a atividade hacker no Brasil".

Ele disse que, por terem sido obtidas de forma ilícita, não é possível verificar a autenticidade das mensagens. "Mesmo que fosse juridicamente admissível usar os diálogos, o que entendo claramente vedado, restaria inócuo problema, pode-se confiar nos arquivos sem qualquer perícia oficial em contraditório?", questionou.

Para o ministro, o processo também já foi objeto de análise em todas as instâncias do Judiciário. "Admitir a suspeição impetrada no STF depois de julgadas e rejeitadas três exceções sobre a matéria e, ademais, com base em prova ilícita, desordenaria completamente os ritos e procedimentos da lei processual penal e iria contra toda a jurisprudência consolidada deste tribunal."

Ele também disse não considerar que um habeas corpus seja o meio adequado para avaliar a suspeição de um juiz, de acordo com as decisões anteriores da Corte.

Nunes Marques declarou ainda que não se pode confundir o perfil de um juiz com "ânimo favorável ou desfavorável a uma das partes". "Todos os juízes têm um background ideológico, cultural e moral que os orienta a tomar essa ou aquela decisão".

"Embora se possa discordar da decisão e se possa, inclusive, discordar de todas as decisões de um juiz por se considerar seu estilo detestável, isso está longe de ser motivo para anular pronunciamentos jurisdicionais", afirmou.

A discussão havia sido suspensa há duas semanas após o ministro pedir vista, ou seja, mais tempo para estudar a ação.

Há expectativa com relação ao posicionamento da ministra Cármen Lúcia, que sinalizou que poderia mudar de opinião. Desde o voto dela, há mais de dois anos, surgiram novos fatos no caso, como a revelação de mensagens trocadas entre Moro e procuradores da Lava Jato em Curitiba. Na última sessão, ela considerou "gravíssimo" um episódio narrado por Gilmar Mendes, em que os telefones do escritório de advocacia da defesa de Lula foram interceptados.

CNN


NUNES MARQUES VOTA CONTRA SUSPEIÇÃO DE SERGIO MORO NO CASO DO TRIPLEX NUNES MARQUES VOTA CONTRA SUSPEIÇÃO DE SERGIO MORO NO CASO DO TRIPLEX Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, março 23, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...