IGREJA CATÓLICA NÃO PODE ABENÇOAR UNIÕES HOMOSSEXUAIS, AFIRMA VATICANO

 


O Vaticano disse nesta segunda-feira (15) que padres e outros ministros da Igreja Católica não podem abençoar uniões homossexuais, e que tais bênçãos "não são lícitas" se for realizada.

A Congregação para a Doutrina da Fé, o organismo doutrinário do Vaticano, divulgou a determinação em resposta a dúvidas e ações de algumas paróquias sobre a concessão dessas bênçãos como um gesto de acolhimento de gays católicos, já que a Igreja não permite o casamento homossexual.

O papa Francisco aprovou a resposta, afirmou a congregação, atribuindo que ela "não pretende ser uma forma de discriminação injusta, mas antes um lembrete da verdade do rito litúrgico".

Ela ainda disse que tais bênçãos não são permitidas, embora sejam "motivadas por um desejo sincero de participar e pessoas homossexuais" e ajudá-las a crescer na fé.

A nota da congregação lembrou que, como o casamento entre um homem e uma mulher é um sacramento, essas bênçãos estão relacionadas ao sacramento do casamento, essas não podem ser estendidas a casais homossexuais.

"Por essa razão, não é lícito administrar uma bênção em parceria ou parcerias, mesmo estáveis, que envolvem a atividade sexual fora do casamento (ou seja, for a união indissolúvel de um homem e uma mulher aberta em si mesma à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo. "

* Agência Brasil


IGREJA CATÓLICA NÃO PODE ABENÇOAR UNIÕES HOMOSSEXUAIS, AFIRMA VATICANO IGREJA CATÓLICA NÃO PODE ABENÇOAR UNIÕES HOMOSSEXUAIS, AFIRMA VATICANO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, março 15, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...