GOVERNADORA VISITA 19ª CIENTEC E ANUNCIA PARCERIA COM A UFRN PARA O PROJETO GIGA METRÓPOLE


A Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, visitaram, nesta quarta-feira (23), a 19ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Cientec. A Feira que é o maior evento deste segmento no Estado prossegue até esta sexta-feira (25) e está sendo realizada no Campus da UFRN em Natal.
Na ocasião, a Governadora também visitou o pavilhão da Secretaria de Educação do Estado, o RN Ciência, que está com 50 trabalhos expostos de estudantes das 16 regionais de ensino, com três projetos cada. 

Dedicados à iniciação científica, os trabalhos são representados pelos alunos, o professor orientador e diretor da escola. Entre os expositores estão a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e um espaço dedicado ao SIGEduc.


Durante a visita, a chefe do Executivo Estadual concedeu entrevista à Rádio Sonora Experimental e à Agência Fotec Comunicação Experimental Multimídia, ambas formadas por estudantes do curso de Comunicação Social da UFRN. Durante as entrevistas foram abordados temas como educação, Copa do Mundo em Natal, obras estruturantes, de mobilidade urbana e saúde.


A Governadora ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos voltados para a área científica como a Cientec. “A Cientec tem crescido a cada ano e isso é muito enriquecedor. Apenas no pavilhão do Governo do Estado, nós temos 50 trabalhos sendo expostos, inclusive muitos deles já premiados nacionalmente e internacionalmente. Nós temos dado apoio para esta área, pois entendemos que precisamos crescer na pesquisa, na inovação para dar a chance do aluno de escola pública mostrar que ele também tem muito potencial e pode avançar e se destacar”, afirmou Rosalba Ciarlini.


A governadora revelou também, que em conversa realizada hoje com a secretária Betânia Ramalho e o presidente do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, foram discutidos detalhes sobre o projeto Giga Metrópole. Este projeto levará com fibra ótica, internet de alta velocidade para 650 escolas públicas de todo o RN. Desenvolvido em duas etapas, o projeto será lançado em breve e terá parceria do Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC), UFRN e Fórum Nacional de Educação (FNE).  A primeira etapa do Giga Metrópole contemplará as escolas de Natal e da Grande Natal e depois todo o Estado ficará interligado. 



A secretária Betânia Ramalho enfatizou que a aproximação com a área científica tem despertado nos alunos um interesse maior pela educação e provocado discussão sobre o assunto. “Temos incentivado os projetos de iniciação científica em todo o Estado e selecionamos os melhores para apresentar aqui. São temas diversos, relevantes e sempre relacionados ao currículo do Ensino Médio. A realização de atividades como esta dá a oportunidade para que o aluno conviva com esse espaço da UFRN, o que o motiva para que se torne cada vez mais um estudante engajado e responsável. 


Os trabalhos apresentados aqui não deixam nada a desejar aos dos alunos de graduação e isso mostra que nossos alunos certamente terão um belo destaque no futuro”, pontuou a titular da Seec.

Após visitar os estandes da Feira, a governadora e a secretária assistiram, no pavilhão cultural da Seec, a apresentação de Boi de Reis do grupo ‘Filhos da Arte’, formado por alunos integrantes do projeto de teatro das escolas do município de Macaíba.



RN CIÊNCIA
Ciência, regionalismo e educação. Esses são os elementos que compõe a ediçãO deste ano do RN Ciência, a feira de iniciação científica organizada pela Secretaria de Estado de Educação. Contando com a presença de estudantes das 16 regionais de ensino, o RN Ciência ocorre dentro das atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade do Rio Grande do Norte.


A Rede Estadual de Ensino tem revelado futuros cientistas entre seus alunos. Graças aos incentivos que a Secretaria concede ao apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas que tragam respostas para as inquietações que os estudantes conceituam durante o seus estudos. O Conhecimento Científico tem despertado nos alunos da rede pública um interesse maior pela educação e provocado discussão em torno que a ciência deve seguir.


O RN Ciência encontra-se no pavilhão em frente à Capela Ecumênica da UFRN. Além dos estandes das 16 regionais de ensino, um auditório e um estande destinado a esclarecimentos sobre o SIGEduc fazem parte das instalações da feira. A feira está sendo organizada pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Ensino (CORE), durante toda a semana.

Fotos: Vivian Galvão
GOVERNADORA VISITA 19ª CIENTEC E ANUNCIA PARCERIA COM A UFRN PARA O PROJETO GIGA METRÓPOLE GOVERNADORA VISITA 19ª CIENTEC E ANUNCIA PARCERIA COM A UFRN PARA O PROJETO GIGA METRÓPOLE Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, outubro 24, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...