FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE BODÓ RECEBEM DO GOVERNO DO ESTADO TÍTULOS DE POSSE DE TERRA

“Quem tem água, tem tudo, e com esse título, finalmente, vou poder cavar e equipar o meu poço”, comemora José Segundo de Farias, morador da zona rural do município de Bodó, na região do Seridó. Aos 44 anos, o agricultor conta que passou toda a sua vida trabalhando na plantação – mandioca, milho e feijão – mas sem a documentação de posse de sua terra nunca pôde conseguir empréstimos ou créditos fundiários. Por isso, apenas sonhava com a existência do reservatório.

Segundo foi um dos 21 agricultores rurais que receberam das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini um título de posse de terra. Hoje (18), o Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária (Seara,) entregou em Bodó 100 títulos de terra na modalidade doação. Isso significa que os agricultores receberam do Estado o título de posse com georreferenciamento da planta, memorial descritivo da terra e já com registro em cartório.

A entrega dos títulos de terra tem o objetivo de legalizar a permanência do agricultor em propriedades irregulares. A ação abre portas para que o agricultor e sua família tenham condições de acessar programas de crédito rural, além de dar segurança jurídica, por meio da escritura pública da terra.

Segundo a chefe do Executivo Estadual, a documentação representa muito mais do que uma questão de legalidade ou segurança jurídica. “Estes títulos de terra significam desenvolvimento, crescimento em produção e novas oportunidades às famílias”.


Rosalba Ciarlini aproveitou o momento para falar sobre a rede de ações que estão sendo realizadas em todo o Estado com o objetivo de minimizar os efeitos da seca. “Nós vamos provar que é possível conviver com a estiagem e ainda produzir. Estamos unindo forças, contando com a ajuda de todos para que os municípios recebam os programas estruturantes do Governo do Estado, como a construção de mais de 17 mil poços, cisternas, barragens subterrâneas - só para essa região do Seridó está prevista a construção de mais 500 -, além de adutoras e a nossa grande conquista que é a Barragem de Oiticica”.

Rodrigo Fernandes, secretário da Seara, falou sobre o trabalho da pasta. “Temos uma ação significativa aqui nesse município e para que isso acontecesse eu tive o apoio da governadora Rosalba e claro, de todo um grupo de técnicos que se envolveu e se empenhou para chegarmos a esse momento. Um trabalho que vem se repetindo como em Porto do Mangue, Santana do Matos e em breve vai acontecer em Touros também”.

O secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Almeida, falou em nome do Governo Federal. “Deixo aqui o reconhecimento da presidenta Dilma nessa importante parceria, que está dando oportunidade para que os agricultores tenham acesso aos créditos e para que então possam fazer investimentos em suas terras. Essa ação de hoje nos dá a segurança que de fato a política pública está chegando a todo o Rio Grande do Norte”.

O prefeito da cidade, Francisco Santos de Souza (conhecido como Tinhá), agradeceu à governadora, lembrando que a documentação das terras era esperada há mais de 20 anos por muitos bodoenses. “Este é um dos momentos mais importantes para a nossa comunidade. Estamos aqui com a governadora Rosalba Ciarlini e enxergamos a preocupação dela com a agricultura familiar e em dar condições ao homem do campo”.

O prefeito lembrou ainda que a zona urbana da cidade ficou de fora da ação e 16 famílias não foram contempladas com os títulos de terra. Por isso, a governadora prometeu em breve conceder a posse. “Vou me empenhar nessa conquista, pois já temos o georrefereciamento. Falta apenas conversarmos com os outros proprietários para dar essa concessão”.

A titulação é parte das ações previstas no convênio com o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). Até o momento, quase três mil títulos de terra foram entregues pelo Governo do Estado e a expectativa é que até o final do ano, sejam entregues o total de cinco mil títulos em todo o Rio Grande do Norte.

Participaram da cerimônia de entrega os secretários Rodrigo Fernandes (Assuntos Fundiários) e Shirley Targino (Ação Social); o delegado do MDA, Raimundo Costa; o secretário de Reordarnamento Agrário, Adhemar Almeida e os prefeitos João Maria Alves Assunção (Lagoa Nova) e Raimundo Marcelino Borges (Cerro Corá).
FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE BODÓ RECEBEM DO GOVERNO DO ESTADO TÍTULOS DE POSSE DE TERRA FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE BODÓ RECEBEM DO GOVERNO DO ESTADO TÍTULOS DE POSSE DE TERRA Reviewed by Erivan Justino on sábado, outubro 19, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...