REALIZADAS PELA 1ª VEZ EM NATAL, PARALIMPÍADAS ESCOLARES SÃO ABERTAS PELO GOVERNADOR

Atletas de 24 federações brasileiras, Distrito Federal e do Reino Unido participaram na noite desta terça-feira (24) da abertura das Paralimpíadas Escolares 2015, que pela primeira vez em nove anos serão sediadas no Rio Grande do Norte. Realizado no Centro de Convenções de Natal, o evento contou com a presença do governador Robinson Faria, da secretária de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social e primeira dama, Julianne Faria, além do secretário de Estado do Esporte, George Câmara, autoridades do do desporto potiguar e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons. A abertura teve a participação do grupo parafolclórico da UFRN.
 
A 9ª Paralimpíada Escolar, para atletas de 12 a 17 anos, tem organização da CPB e apoio do Governo do Estado, e reúne na capital potiguar 1.300 pessoas, das quais 720 atletas de oito modalidades:  atletismo, natação, bocha, futebol de 7, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e goalball, que serão disputadas nos polos Centro de Convenções, UFRN, Colégio das neves e Aeroclube. Os campeões das modalidades serão beneficiados com o Bolsa Atleta na categoria estudantil.  Os jogos terão início já nesta quarta-feira (25) e seguem até a sexta-feira (27). 

Saiba mais...
 
Para o governador Robinson Faria, sediar em Natal as Paralimpíadas são uma prova do investimento do Governo do RN sobretudo em integração e inclusão. “Nossas palavras são de acolhimento e alegria. Pela primeira vez os jogos estão ocorrendo fora de São Paulo e receber todos vocês aqui nos honra muito. Aproveitem nossa cidade e o que ela pode oferecer. Deem o seu melhor, mas sem esquecer que esse ambiente propicia a amizade, a união. Todos vocês são vencedores e daqui sairão muitos campeões”, declarou o governador, lembrando o esforço e empenho da secretária Julianne Faria para trazer o evento ao estado.
O chefe do Executivo estadual adiantou também que nesta quarta-feira encaminhará à Assembleia Legislativa um projeto de lei que torna gratuito aos portadores de necessidade especiais a passagem nos transportes públicos intermunicipais. A aprovação da lei significará um benefício direto para 27% da população potiguar.
A titular da Sethas falou sobre a importância do evento, destacando a relevância da retomada de políticas inclusivas no estado. “As Paralimpíadas chamam a atenção da população para a questão das pessoas com deficiência, que a nossa sociedade precisa trabalhar com mais atenção, desde aceitar as pessoas até a adaptação de espaços próprios para receber esse público. Estamos dando um novo começo nas políticas voltadas aos portadores de necessidades especiais para trazer de volta os programas sociais federais, como o Viver sem Limites, que foi descontinuado no RN”, disse Julianne Faria.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, falou sobre o apoio recebido do Governo do Estado para a realização dos jogos. “Não há lugar melhor para receber as Paralimpíadas do que o Rio Grande do Norte, conhecido polo revelador de atletas do Brasil. Agradecemos ao governador Robinson Faria e aos secretários por nos apoiar em todos os aspectos, em nos acolher tão bem e nos dar toda a infraestrutura necessária como transporte, alimentação, disponibilização dos espaços para as disputas e acomodação. Tenho certeza que será um sucesso o evento”, afirmou.
O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, George Câmara, comentou que o evento é a materialização de um sonho que envolveu diversas secretarias. “Temos que destacar o empenho do governador, da primeira dama, dos técnicos da Secretaria de Esporte em sediar pela primeira vez o evento aqui, em um movimento ousado e carregado de responsabilidade. Aqui nós temos os melhores atletas que já são destaque dentro e fora do Brasil. A abertura de hoje das Paralimpíadas mostra que o RN está recebendo os participantes de braços abertos, mas as delegações também foram muita acolhedoras. Será uma festa muito grande”, encerrou.

Promessa de medalha
Um dos principais nomes do estado, e uma das promessas de medalha, é o atleta Welton Pereira, especialista nos 100m peito, da natação. Será a quarta participação do nadador potiguar em Paralimpíadas, mas dessa vez com um sabor diferente. 
Já consegui medalha de ouro, prata e até bronze em outras participações nos jogos, mas dessa vez sinto uma responsabilidade maior por estar disputando em casa. É muita emoção mesmo, porém estou concentrado e bem treinado para trazer mais uma medalha para o Rio Grande do Norte”, garantiu.
REALIZADAS PELA 1ª VEZ EM NATAL, PARALIMPÍADAS ESCOLARES SÃO ABERTAS PELO GOVERNADOR REALIZADAS PELA 1ª VEZ EM NATAL, PARALIMPÍADAS ESCOLARES SÃO ABERTAS PELO GOVERNADOR Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, novembro 25, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...