GOVERNO DO RN REATIVA INCUBADORA RN CRIATIVO

O Governo do RN, por meio da Fundação José Augusto, reativou na tarde desta terça-feira (25) o projeto Incubadora RN Criativo, que garante suporte às Casas de Cultura Popular e outros agentes culturais do estado por meio de cursos, consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil e jurídica, tudo oferecido de forma gratuita. O evento foi realizado no Solar João Galvão, sede do projeto, e contou com a presença do governador Robinson Faria, do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, José Gilson Barros, chefe regional do Ministério da Cultura, e Geórgia Haddad, diretora de empreendedorismo, gestão e inovação da Secretaria de Economia Criativa.

Com gestão da Fundação José Augusto, o projeto RN Criativo foi iniciado em maio de 2014, mas devido a dificuldades administrativas da gestão passada, teve seu funcionamento limitado e suspenso por sete meses. Em Natal, o escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, oferecendo cursos de formação e consultoria. A equipe de profissionais é composta por agentes administrativos e territoriais, além de assessor de comunicação e marketing, coordenadores de articulação, capacitação/formação, empreendedorismo, inovação, e um técnico de gestão.

Saiba mais...


Através da parceria entre Ministério da Cultura e Fundação José Augusto serão oferecidos diversos cursos na área da economia como: empreendedorismo e gestão; elaboração, formatação de projetos culturais; captação de recursos; planejamento financeiro, crédito e microcrédito; produção cultural; marketing digital; marketing e plano de marketing; planejamento de projetos; plano de negócios, dentre outros.

O diretor da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, destacou a iniciativa de reativação do projeto e da parceria entre estado e união. “Temos no Rio Grande do Norte uma cultura muito diversa e forte, e hoje aqui temos várias representações mostrando isso com pessoas do audiovisual, da música, do teatro, da dança. Tivemos no nosso estado, ao longo de décadas, processos históricos da não valorização da cultura, que resultam em diversos problemas que estamos buscando resolver. A união do nosso estado com iniciativas do Governo Federal como essa nos dão novas possibilidades do fazer cultural e de mostrar nossas produções”.

Guilherme Varella falou sobre a atividade cultural e o trabalho para desenvolver os diversos ramos da pasta. “A política cultural é necessariamente transversal e tem papel fundamental no desenvolvimento de diversas outras áreas, como a educação e turismo, por exemplo. Sempre pensamos em como podemos contribuir para que a cadeia produtiva das artes seja fomentada, e aqui entra uma realidade, que é a projeção que a cultura do RN tem nacionalmente. Tenho certeza que a reabertura da incubadora é o fortalecimento do símbolo desse polo ativador”, comentou.

Robinson Faria tratou como “projeto fantástico” a Incubadora RN Criativo. “Quero garantir para o RN condições especiais para que se possa fazer cultura em todas as suas vertentes. Vamos trabalhar para que ela seja ainda mais parceira da educação, do turismo e da economia, porque não há como pensa-la de forma separada e desarticulada”, disse o governador, lembrando a contribuição que deu quando presidiu durante quatro anos a Assembleia Legislativa. No período, foi criada a Assembleia Cultural, em parceria com o deputado estadual Fernando Minieiro, que somou mais de mil apresentações no projeto que foi copiado em quase todas as Assembleias do Brasil.

No evento, o chefe do Executivo Estadual também assumiu o compromisso de entregar totalmente reformado o Teatro Alberto Maranhão, que passará por uma reforma estrutural completa. O governador ainda entregou 18 notebooks para os agentes culturais que atuam como multiplicadores no interior do estado.
GOVERNO DO RN REATIVA INCUBADORA RN CRIATIVO GOVERNO DO RN REATIVA INCUBADORA RN CRIATIVO Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, agosto 25, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...