ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEFINE RELATOR DAS CONTAS DE ROSALBA E ROBINSON FARIA

Tomba Farias - João Gilberto
A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa deve definir hoje, quarta-feira, o relator das contas de 2016 da gestão Robinson Faria (PSD), que tiveram parecer pela reprovação produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A previsão é do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), presidente da Comissão, que teria sido elogiado pelos parlamentares por dar prosseguimento a análise das contas. Os deputados, inclusive, esperam celeridade e independência da Casa no julgamento dos pareceres da gestão Robinson e, também, do último ano da administração da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), que ainda aguarda encaminhamentos na Assembleia.
Antecipação de julgamentos sobre o caso, só o do deputado estadual Nélter Queiroz, do MDB, que afirmou que a Assembleia deve sim aprovar as contas de Robinson assim como fez com todas as contas antes dessa. “O TCE é uma indicação política sem credibilidade nenhuma. Assim como dizem o PT, é outro golpe que querem fazer com o governador Robinson”, defendeu Nélter Queiroz durante a sessão desta terça-feira, 23.
Os demais deputados, porém, preferiram não antecipar votos favoráveis ou contrários. Nem mesmo os parlamentares de oposição, como Fernando Mineiro (PT) e Kelps Lima (SDD). “Estou estudando o caso e vou continuar estudando para ter uma posição correta. Acredito que todos os deputados devem fazer o mesmo”, afirmou Mineiro.
Ricardo Motta (PSB) ressaltou que esse é um caso inédito na história da Assembleia, até é a primeira vez que um parecer recomendando a desaprovação é aprovado de forma unanime no Tribunal de Contas do Estado. “Ninguém deve fazer prejulgamento, mas também não se pode dar de costas a essa questão”, ressaltou Motta.
Ricardo Motta também ressaltou que essa postura de cobrança quanto a análise das contas não é exclusividade da gestão Robinson. Segundo o parlamentar, em várias ocasiões, os deputados também cobraram a tramitação das contas de 2014 de Rosalba Ciarlini, que tem parecer favorável à aprovação com ressalvas. “Pedimos várias vezes, até porque ela poderia não ser candidata a prefeita de Mossoró”, relembrou Motta.
E essa “demora” na tramitação das contas dos governadores seria, inclusive, uma consequência da limitação da Comissão de Finanças, que tem uma grande demanda de projetos para analisar. “Por isso, até defendo que fosse criada uma comissão especial pela Assembleia para votar isso e limpar a pauta sobre o assunto”, sugeriu Raimundo Fernandes (PSDB), também defendendo uma posição da Casa quanto ao tema.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEFINE RELATOR DAS CONTAS DE ROSALBA E ROBINSON FARIA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEFINE RELATOR DAS CONTAS DE ROSALBA E ROBINSON FARIA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, abril 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...