SERTÃO É TEMA DE EXPOSIÇÃO DE JÓIAS NA GALERIA 'DUAS' NESTA SEXTA

Nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h, o Espaço Duas recebe a exposição Outonianas, do artista Aldenôr Gomes. Reunindo peças desenhadas e esculpidas pelo prateiro, a coleção é composta por séries que fazem releituras de algumas das plantas mais características do sertão nordestino, como a carnaubeira, o algodoeiro, a bananeira, a cana de açúcar, a parreira, o cajueiro e outras. 

Para Aldenôr, engenheiro agrônomo, professor da UFRN e pesquisador do rural há cerca de 40 anos, a inspiração no sertão foi inevitável. Com o novo ofício “abandonei a escrita e resolvi assumir uma outra linguagem, mas o tema é o mesmo, sou um estudioso do rural, sempre fui”, afirma.

O artista conta que buscou nas histórias contadas por familiares, amigos e seus próprios causos para selecionar as dez plantas que hoje compõem sua coleção. “Das andanças pelas quebradas das margens do baixo-açu veio a lembrança do leque esbranquiçado da carnaubeira”, conta. Já sobre o algodão, Aldenôr revive anos passados: “Volver aos quarenta anos que me separaram das primeiras investidas no sertão, avivou em mim o re-encontro com os excluídos pela modernização do algodão que encontrávamos nos cantos de rua declinando suas mazelas”.

Composta por brincos, colares, pulseiras, anéis, braceletes e cachimbos, a coleção Outonianas traz uma estética contemporânea em peças únicas e feitas à mão, concebidas através das impressões pessoais, históricas e até religiosas de como o rural impregnou o artista.
  
As peças expostas poderão ser adquiridas sob encomenda.
SERTÃO É TEMA DE EXPOSIÇÃO DE JÓIAS NA GALERIA 'DUAS' NESTA SEXTA SERTÃO É TEMA DE EXPOSIÇÃO DE JÓIAS NA GALERIA 'DUAS' NESTA SEXTA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 17, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...