PPA PARTICIPATIVO CHEGA A JOÃO CÂMARA NESTA QURTA-FEIRA(17)

João Câmara é a sétima cidade do Rio Grande do Norte a receber a caravana do PPA Participativo. O evento que reúne os municípios do território do Mato Grande ocorre nesta quarta-feira (17/6), a partir das 8h, no IFRN de João Câmara. O PPA Participativo já passou por Canguaretama, Apodi, Pau dos Ferros, Mossoró, São Paulo do Potengi e Santa Cruz. Até agora, mais de 300 propostas foram apresentadas pela sociedade. Parte delas será incorporada ao Plano Plurianual 2016-2019. É a primeira vez na história do Rio Grande do Norte que o Governo do Estado convoca a população para discutir as demandas e prioridades por território. O PPA Participativo é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e conta com o apoio do programa RN Sustentável via Banco Mundial.
 
A reunião do território de Trairi, realizada nesta terça-feira em Santa Cruz, contou com a presença de representantes da classe política estadual e dos municípios da região, além de segmentos da sociedade civil e moradores do território do Trairi, que compreende 15 municípios. Ao todo, 51 propostas foram apresentadas nas áreas econômica, ambiental, político institucional e sócio-cultural. 

O PPA é um conjunto de metas e compromissos assumidos pela gestão estadual para os próximos quatro anos. O plano define os parâmetros pelos quais o Governo norteará suas ações. É a partir do PPA que são construídos os orçamentos de execução estadual.

O PPA Participativo será debatido em cinco etapas. Na primeira, o Governo estabelece diretrizes e colhe informações relevantes para o planejamento. Na segunda etapa acontece a consulta à população, que apresenta demandas e estabelece prioridades. Em seguida a SEPLAN organiza a formatação técnica do Plano. A quarta fase é o envio do PPA Participativo à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. Por fim, o Plano é mais uma vez debatido e aprovado. 

O coordenador de Planejamento da Seplan Américo Maia comemora o nível das propostas apresentadas pela sociedade. “Vamos para o sétimo território nesta quarta-feira e já recebemos mais de 300 propostas do mais alto nível, o que mostra a força dos debates e o interesse da sociedade em discutir temas que afetam o dia-a-dia nos municípios. Estamos muito satisfeitos com o que alcançamos até agora”, afirmou.
Próximas reuniões territoriais:
17/6 (quarta-feira)
Município: João Câmara
Local: IFRN
Horário: a partir das 8h
22/6 (segunda-feira)
Município: Caicó
Local: IFRN
Horário: a partir das 8h.
25/6 (quinta-feira)
Município: Angicos
Local: IFRN
Horário: a partir das 8h.
PPA PARTICIPATIVO CHEGA A JOÃO CÂMARA NESTA QURTA-FEIRA(17) PPA PARTICIPATIVO CHEGA A JOÃO CÂMARA NESTA QURTA-FEIRA(17) Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 16, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...