DOAÇÃO DE LIVROS DE AUTORES POTIGUARES BENEFICIA MAIS CINCO MIL ALUNOS

Projeto desenvolvido pela vereadora Professora Eleika Bezerra está em sua quarta etapa e é proveniente do salário da parlamentar
Aproximadamente 20 mil alunos já foram beneficiados com o projeto ‘Autores Potiguares’, que contempla a cada etapa dez escolas municipais para receber a doação de 600 livros de autores potiguares. Desenvolvido pela vereadora Professora Eleika Bezerra (PSDC), o projeto está em sua quarta etapa, cuja solenidade de entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), na Escola Municipal Professor Zuza, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, zona oeste de Natal. Durante o evento que reuniu estudantes, escritores e diretores de outras unidades escolares contempladas, os alunos fizeram apresentações de dança e teatro utilizando poemas de Vinícius de Moraes.

Com investimento de R$ 18,2 mil, proveniente do salário da parlamentar, as dez escolas selecionadas nesta etapa foram contempladas com um kit composto por estante expositora em aço e 60 exemplares de obras literárias de autores potiguares. Desde o início do projeto, em agosto de 2013, 40 escolas já foram beneficiadas com 2,4 mil livros.

Para a vereadora Professora Eleika Bezerra, é uma satisfação colaborar com o desenvolvimento da leitura de crianças e adolescentes. “Parto do princípio que a leitura é indispensável para o desenvolvimento de todo ser humano. Então, temos que incentivar este hábito desde a infância porque é quando criança que se aprende a ler. Desta forma, o projeto busca proporcionar estes momentos a alunos de escolas municipais e nada melhor do que fazer isso prestigiando autores potiguares”, pontua a parlamentar.

Saiba mais...


Para a diretora da Escola Municipal Professor Zuza, Irene Ferreira, o projeto contribui para que a escola possa investir no aluno. “A doação destes livros nos possibilita a investir cada vez mais no nosso aluno, no sentido de fazê-lo expandir e perceber a importância do gosto pela leitura. Além disso, temos escritores incríveis em nosso Estado e precisamos valorizar e disseminar o trabalho deles”, afirma.

A mediadora de leitura da unidade, Maria do Céu Dias, contempla da mesma opinião. “Nós temos uma boa biblioteca em nossa escola e temos muitos alunos interessados, uma vez que desenvolvemos vários projetos de leitura. Então, obras como estas, de autores potiguares renomados, vêm a contribuir e muito o nosso trabalho de formação do leitor”, ressalta.

A escritora Celeste Borges, autora do livro ‘O Casamento do Sapo Serafim com a Borboleta Flor’, participou de todas as etapas do projeto e revela sua satisfação. “O escritor conta histórias para serem lidas e não há alegria maior do que saber que estes nossos livros chegaram até vocês”, declara a escritora. Além da obra de Celeste Borges, também foram doados livros de autores como Juliano Freire, José de Castro, Marise Costa e Salizete Freire.

As unidades escolares contempladas estão distribuídas nas quatro regiões administrativas da capital potiguar, sendo elas, as escolas municipais Veríssimo de Melo (oeste), Angélica Moura (oeste), Otto de Brito Guerra (sul), São José (sul), Iapissara Aguiar (norte), Professor José de Andrade Frazão (norte), Joseane Coutinho (norte), Professor Zuza (oeste) e Joaquim Honório (leste).

O PROJETO
O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto de 2013 e tem por finalidade possibilitar a divulgação, valorização e conhecimento das obras literárias dos escritores potiguares no cotidiano escolar da rede municipal de ensino de Natal. Nas três etapas já realizadas, 30 outras escolas foram beneficiadas, somando recursos na ordem de R$ 52 mil.

A ideia do ‘Autores Potiguares na Escola’ surgiu após aprovação da Lei nº 383/2013, de autoria da vereadora Eleika Bezerra, que torna obrigatória a exposição de cota mínima de 2,5% para as obras de literatura produzidas por autores potiguares nos estabelecimentos onde se comercializam livros, localizados no município de Natal. O projeto desenvolvido é realizado com recursos financeiros provenientes do salário da parlamentar enquanto vereadora da capital potiguar.
DOAÇÃO DE LIVROS DE AUTORES POTIGUARES BENEFICIA MAIS CINCO MIL ALUNOS DOAÇÃO DE LIVROS DE AUTORES POTIGUARES BENEFICIA MAIS CINCO MIL ALUNOS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 17, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...