HOSPITAL DEOCLÉCIO MARQUES TERÁ PARALISAÇÃO DE UMA HORA NESTA QUARTA(22)

Protesto é contra a sobrecarga, superlotação e falta de pessoal 
Os servidores do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim-RN, farão um ato público e uma paralisação de advertência de uma hora nesta terça-feira, 22 de abril, a partir das 10h. O protesto foi aprovado na assembleia da campanha salarial do estado e faz parte de um calendário de atos públicos nos hospitais.
O principal motivo da paralisação é a sobrecarga de trabalho e a falta de pessoal no hospital. Cerca de 29 enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem  recém-nomeados deixaram o hospital ou pediram para sair do estado, pela falta de condições de trabalho oferecidas. A saída destes profissionais conseguiu tornar ainda pior o trabalho dos servidores.
A situação está insustentável. Os corredores estão o tempo todo lotados de pacientes, e as macas já viraram leitos oficiais, com cartazes com os nomes dos pacientes colados ao lado de cada uma. O cenário é de um hospital de guerra.
Com o déficit, há servidores que trabalham até 48 horas seguidas, dobrando plantões. O problema é agravado quando chega o final de semana e não tem técnicos de enfermagem nas enfermarias. As técnicas são remanejadas, ficando apenas uma para assistir 18 pacientes na clínica cirúrgica. Na Clínica Médica, a situação não é diferente, com 12 por profissional.
A falta de pessoal condena a população à morte e leva os servidores a adoecerem. Robinson Faria assumiu há três meses, mas pacientes continuam no corredor, equipamentos quebrados e medicamentos e materiais básicos faltando. Além de não oferecer condições de trabalho e salários, o governo sequer cumpre a lei. O servidor que fica a mais além do plantão não ganha essas horas em folgas em dobro, como diz a Portaria 153, mas apenas o tempo trabalhado (12h). Os plantões eventuais que são dados simplesmente não foram pagos pela Sesap.
“Nesta quarta (22), vamos parar o Deoclécio para exigir do governo que priorize a saúde públia e oforeça um serviço de qualidade tanto para os servidores, quanto para os usuários”, disse Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde.

Dentro do calendário de atos públicos nos hospitais, haverá também, nesta sexta-feira (24), um ato público no hospital Santa Catarina, na zona norte de Natal. Os servidores do hospital irão denunciar a falta de condições de trabalho, a sobrecarga de serviços e o assédio da atual direção, dentre outras reivindicações.
HOSPITAL DEOCLÉCIO MARQUES TERÁ PARALISAÇÃO DE UMA HORA NESTA QUARTA(22) HOSPITAL DEOCLÉCIO MARQUES TERÁ PARALISAÇÃO DE UMA HORA NESTA QUARTA(22) Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 20, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...