FÁTIMA SANTOS VIAJA À PORTUGAL PARA ESTÁGIO DE DOUTORADO

A professora santacruzense Fátima Santos viajou à Portugal há uma semana para realizar o seu estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Ela nos enviou um release do seu projeto de dourado e a experiência que já vivenciou até aqui. 

Santa Cruz se orgulha dessa filha aguerrida que resolveu desafiar seus próprios limites... Parabéns amiga, a Educação do município de Santa Cruz só tem a ganhar...
 
Confira o texto que Fátima nos enviou:

A pesquisa que estamos realizando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na UFRN aborda a representação discursiva (construção de "imagens") da vítima e do sujeito agressor no inquérito policial. Do ponto de vista linguístico, a investigação situa-se no campo da linguística do texto e da linguística da enunciação, vinculando-se aos trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa “Análise Textual dos Discursos Jurídico, Político e em Educação” (Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq), liderado pelo professor doutor João Gomes da Silva Neto (nosso orientador). Na linguística do texto, trabalhamos na perspectiva da Análise Textual dos Discursos – ATD, cujo principal teórico é o linguista Jean Michel Adam, da Universidade de Lausanne (Suíça). 

Nesse enfoque, a semântica constitui um nível (ou plano) da análise textual dos discursos, que se articula com outros níveis (ou planos), como o sequencial-composicional, o enunciativo, o dos atos de discurso e o da orientação argumentativa, por exemplo. É nesse contexto teórico e descritivo que situamos a contribuição deste estágio no exterior sob a coorientação do professor doutor Giovanni Damele, especialmente no que se refere à interlocução com pesquisadores da área dos estudos do discurso jurídico, no âmbito do Instituto de Filosofia da Nova da Universidade Nova de Lisboa.


O professor Damele é investigador no Instituto de Filosofia da Nova da Universidade Nova de Lisboa. Leciona cursos de argumentação jurídica, autor do projeto de investigação Legal argumentation: an eclectic approach (SFRH/BPD/68305/2010), integrado ao Instituto de Filosofia da Nova na Universidade Nova de Lisboa.

Desse modo, ressaltamos a relevância desse estágio doutoral com o professor Giovanni Damele, tendo em vista que teremos uma oportunidade singular de aprofundamento teórico em nossa pesquisa, sobretudo no que se refere à argumentação no discurso jurídico. Salientamos, também, o interesse que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN tem no fortalecimento das relações internacionais e esse estágio doutoral, sem dúvidas, permite o intercâmbio acadêmico, profissional e institucional entre as IES participantes.

Se Deus quiser, em fevereiro do próximo ano estarei retornando ao Brasil para defesa da tese e o retorno às minhas atividades profissionais.

Um forte abraço,
Fátima Santos
FÁTIMA SANTOS VIAJA À PORTUGAL PARA ESTÁGIO DE DOUTORADO FÁTIMA SANTOS VIAJA À PORTUGAL PARA ESTÁGIO DE DOUTORADO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 20, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...