BRASIL VIVE PIOR CICLO ECONÔMICO EM MAIS DE 20 ANOS, DIZ FMI

CDyLKAoUUAAhx9mO Brasil está vivendo o mais severo ciclo de desaceleração econômica em mais de duas décadas, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI) em seu relatório “Perspectiva Econômica Regional: Hemisfério Ocidental”, divulgado na tarde desta quarta-feira em Santiago do Chile. Ainda assim, a equipe do economista-chefe do organismo multilateral para a região, Alejandro Werner, sugere que o ajuste fiscal e monetário seja mantido e concluído, para que o país recupere credibilidade e sejam destravadas as engrenagens do Produto Interno Bruto (PIB), especialmente os investimentos.

Em linha com os analistas de mercado semanalmente pesquisados pelo Banco Central (BC), o FMI projeta uma recessão para o Brasil em 2015, com contração de 1% do PIB. Em 2013, a economia havia crescido 2,7%. No ano passado, o quadro foi de estagnação, com expansão de apenas 0,1%. A previsão do Fundo é que haja recuperação do crescimento em 2016, mas modesta: 1%.

Pela série histórica do IBGE, se confirmada, a contração de 1% do PIB em 2015 será mais acentuada em 25 anos. Em 1990, ano do confisco implementado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, a economia desabou 4,35%.

Saiba mais...

EMPRESÁRIOS TEMEM ASSUMIR RISCOS
Duas outras recessões foram registradas desde então. Em 1992, o PIB encolheu 0,54%. Já em 2009, como consequência direta da crise financeira global, a contração econômica foi de 0,2%.
“O Brasil está passando pela mais séria desaceleração econômica em mais de duas décadas”, diz o FMI. “O investimento privado permanece uma importante draga, à medida que aos problemas de competitividade de longa data se somaram termos de troca (no comércio exterior) mais fracos e elevada incerteza”.
Os empresários estão temendo assumir riscos. Isso deve-se a dois motivos principais, avalia o Fundo: “os desdobramentos da investigação na Petrobras e o impactado da seca prolongada na oferta de energia”.
A estatal do petróleo tem grande influência sobre a cadeia industrial. Além disso, o escaândalo de corrupção está afetando as principais construtoras do país e outros fornecedores de serviços. Já energia é um dos principais cálculos de projeção de custos e viabilidade de empreendimentos.
O Globo
BRASIL VIVE PIOR CICLO ECONÔMICO EM MAIS DE 20 ANOS, DIZ FMI BRASIL VIVE PIOR CICLO ECONÔMICO EM MAIS DE 20 ANOS, DIZ FMI Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, abril 29, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...