PETIÇÃO EM DEFESA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO RN

Cine Rio Grande: tombar [como patrimônio histórico] e reavivar

Às autoridades públicas em âmbito Municipal [Natal], Estadual [Rio Grande do Norte] e Federal.

Construído em 1948, o Cine Rio Grande tinha capacidade para 2.000 pessoas, em Art Déco cuja entrada lembra a proa de um navio com janelas em escotilha e um interior suntuoso.
O interesse público relacionado ao Cine Rio Grande consubstancia-se na sua vinculação a fatos memoráveis para a história do município de Natal e seu excepcional valor artístico para o estado do Rio Grande do Norte e à Nação.

A influência e a potência do Cine Rio Grande pode ir muito além de sua importância arquitetônica e cultural. É inteiramente palpável seu potencial turístico aliado ao poder das artes, como já o foi em outras épocas memoráveis. A evolução da identidade cultural própria do cinema na História, por si só, dá vazão a uma revitalização geral do local, se associada à capacidade excursionista e artística da Cidade e do Estado.

É uma questão de respeitar o passado, manter no presente e preservar para o futuro o patrimônio cultural da cidade.

Posto isso, requeremos:
I. Seja deferido o pedido de tombamento do Cine Rio Grande, localizado na Cidade Alta, Natal/RN;
II. Seja reavivada a antiga destinação do Cine Rio Grande, retomando a tradição de locais reservados a função específica de exibição cinematográfica destinada ao grande público.

Natal, 13 de dezembro de 2013
PETIÇÃO EM DEFESA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO RN PETIÇÃO EM DEFESA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO RN Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, dezembro 17, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...