ROBINSON FARIA GOVERNADOR MUDA QUADRO POLÍTICO DO RIO GRANDE DO NORTE


Cumpro e cumprirei sempre o papel que a Constituição me atribuir, com as prerrogativas que a lei me garante...


Caso pemaneça como Governador, Robinson Faria, presidente estadual do PSD, modifica completamente o quadro político do estado. Foto:Divulgação
Robinson Faria, vice-governador do RN
Caso venha a assumir nos próximos dias o governo do Estado do Rio Grande do Norte, e permaneça na condição de chefe do executivo estadual, o atual vice-governador, Robinson Faria, presidente estadual do PSD, modifica completamente o quadro político do estado. Pré-candidato a governador nas eleições de 2014, Robinson fortalece sua candidatura e, fazendo neste período um bom governo, poderá contar com o apoio de diversas lideranças políticas do estado e de fora dele.


O mais forte apoio a Robinson Faria viria do próprio Palácio do Planalto. O PSD, legenda presidida no Estado pelo vice-governador, é aliado do PT em nível federal. O dirigente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, costura com Dilma e com o ex-presidente Lula diversas alianças com o PSD nos estados. Haveria grande possibilidade de o PT se aliar com o PSD no Rio Grande do Norte.
Por tabela, não haveria razões para que outras legendas, a exemplo do PSB da ex-governadora Wilma de Faria, o PMDB do ministro da Previdência Garibaldi Filho, e o PDT, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, deixarem de apoiar a reeleição de Robinson, bastando, para tanto, que ele se fortalecesse como governador, realizando uma boa gestão.

DESAGRADO
Entretanto, a assunção de Robinson ao governo aparentemente não interessaria a algumas lideranças políticas do Estado, o que ficou claro, nas entrelinhas, nas notas e manifestações de algumas dessas lideranças ontem, após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que resultou no afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Uma dessas lideranças seria o senador José Agripino Maia. Num primeiro momento, interessaria a ele a inelegibilidade de Rosalba, por facilitar as composição dos palanques envolvendo o DEM nas eleições do ano que vem. Contudo, o fato de Rosalba ser considerada “ficha suja”, por conta da confirmação da condenação por malversação de recursos públicos do Estado durante a campanha eleitoral, termina comprometendo a imagem do DEM nacionalmente, o que fez com que Agripino mudasse manifestasse apoio a Rosalba.

“Decisões judiciais tomadas devem ser cumpridas. Mas elas não são infalíveis. Existem instâncias e recursos. O Democratas, no que possa, não faltará a governadora Rosalba Ciarlini em cuja probidade sempre confiou”, afirmou o senador José Agripino em nota à imprensa. Além disso, Robinson rompeu duramente com o senador José Agripino, e a chegada de Robinson ao poder também não seria do agrado do senador.
Outro que não gostou do afastamento, mas que, nos bastidores, teria ficado satisfeito com a inelegibilidade, foi o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Tentando se viabilizar como candidato a governador, interessaria a Henrique que Rosalba não fosse candidata, o que seria uma adversária a menos na campanha que vem. Mas, o afastamento dela, com a posse de Rosalba, já não seria tão interessante para Henrique, haja vista que Robinson seria o adversário preferencial de Henrique numa campanha que tivesse Henrique como candidato na disputa pelo governo do Estado. “Reconheço e respeito a decisão da justiça, mas nesse momento difícil que o estado enfrenta, considero que o resultado final da medida não foi bom para o Rio Grande do Norte sobretudo nesta hora de crise”, afirmou.

SERENIDADE
O vice-governador Robinson Faria tomou conhecimento da decisão dos juízes do TRE na tarde de ontem e, através de nota, declarou cumpriria seu papel constitucional. “Trata-se de um momento no qual é preciso manter a serenidade. O país e o Rio Grande do Norte têm instituições consolidadas. O importante é que, seja qual for a conjuntura, não tomarei nenhuma decisão ou atitude que provoque um ambiente de insegurança administrativa ou jurídica. Cumprirei o meu papel constitucional”, afirmou.

Em um texto equilibrado, Robinson salientou que não está movido de revanchismo, nem mesquinhez, nem disputas eleitorais extemporâneas. “Cumpro e cumprirei sempre o papel que a Constituição me atribuir, com as prerrogativas que a lei me garante, e pronto para contribuir com as instituições democraticamente constituídas”, disse.
ROBINSON FARIA GOVERNADOR MUDA QUADRO POLÍTICO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON FARIA GOVERNADOR MUDA QUADRO POLÍTICO DO RIO GRANDE DO NORTE Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, dezembro 12, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...