PREFEITA FERNANDA RECEBE SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DO SAMU

Na manhã da última sexta-feira (21), a Prefeita Fernanda Costa recebeu em Santa Cruz o Secretário Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Luiz Roberto Fonseca. O encontro aconteceu no Hospital Regional Aluízio Bezerra. Na pauta, a instalação da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -  SAMU, no município de Santa Cruz.

De acordo com o Secretário, todos os equipamentos como uniformes, ambulância, repetidoras de rádio, monitor cardíaco, desfibrilador e outros, já foram adquiridos e a expectativa é de que o SAMU inicie as atividades na cidade no mês de julho.
A unidade será composta por técnico de enfermagem, médico e um condutor com formação de socorrista. Para estarem aptos a atender à população, os profissionais passarão por treinamento na coordenação do núcleo de educação permanente do SAMU metropolitano em Natal, órgão também responsável pela seleção dos profissionais que irão compor a equipe.
O próximo passo será a escolha do local que servirá de base para a  unidade do SAMU. “Estamos tentando identificar o melhor ponto da cidade, um ponto que tenha fácil acesso para a BR, como nos foi solicitado. Assim que fizermos as adaptações necessárias e, claro, explicar à população como vai funcionar o SAMU, quais serão as ocorrências que ele vai poder atender, como as pessoas irão solicitar atendimento, faremos a inauguração.”, destacou Fernanda.
Para a manutenção dos serviços do SAMU, a estimativa é que a prefeitura de Santa Cruz invista cerca de R$ 30.000,00 mensalmente com recursos do município, no pagamento de profissionais e todas a despesas de funcionamento da base.


Na oportunidade, a prefeita Fernanda mostrou ao secretário e sua equipe técnica, partes da infraestrutura do Hospital Regional Aluízio Bezerra, apresentando as condições de atendimento, leitos, lavanderia e outros equipamentos. “Ficamos extremamente satisfeitos com o que vimos com relação ao cuidado com a infraestrutura, mas sabemos que o hospital tem dificuldades. É difícil para um município como Santa Cruz manter um hospital desse sozinho, principalmente quando há uma emigração de pacientes oriundos de outros municípios da região. Porém, vamos fazer parceiras com a prefeitura para melhorar a qualidade da assistência aqui em Santa Cruz”, disse o Secretário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU funcionará em Santa Cruz através de seu acionamento por regulação, por meio do número 192. A central em Natal recebe a ocorrência, que por sua vez, comunica à base em Santa Cruz, realizando um atendimento mais rápido e eficiente no socorro à população.
Por Assecom-PMSC
PREFEITA FERNANDA RECEBE SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DO SAMU PREFEITA FERNANDA RECEBE SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DO SAMU Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, junho 24, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...