GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL PARCEIROS NO "BRASIL ALFABETIZADO"

O município de Santa Cruz irá desenvolver ações voltadas para o prgrama de alfabetização de jovens, adultos e idosos do Ministério da Educação (MEC), o Brasil Alfabetizado.

Nesta sexta-feira(22), os profissionais da educação do município irão participar de uma capacitação ministrada por uma equipe técnica da Secretaria de Educação do Estado do RN, a partir das 8h no SENAI-Santa Cruz.

A diretora da 7ª DIRED, professora Karla de França, está organizando o encontro que contará com a participação de autoridades e de vários profissionais da Educação. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo até aqui, não mediremos esforços para viabilizar tudo o que for possível para o crescimento intelectual dos cidadãos. O governo do Estado aos poucos está chegando com suas ações. Afirma.

A secretária municipal de educação, Graça Crisanto, e a coordenadora de cultura do Projeto Cidadão do Amanhã, Adelma Barbosa, estão a frente da adesão. “Queremos alfabetizar os adultos não só da cidade, mas também, do campo. A partir desta capacitação vamos definir todas as diretrizes da implantação do programa no nosso município”, conta Adelma.

O Brasil Alfabetizado é considerado uma porta de acesso a cidadania, e o primeiro passo para que jovens, adultos ou idosos possam despertar para a importância da escolaridade em suas vidas. “Esta adesão é resultado das constantes ações que o Governo Municipal tem desenvolvido para melhorar a educação de Santa Cruz, e alfabetizar estas pessoas faz parte deste planejamento”, afirma o prefeito, Péricles Rocha.

Saiba mais
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

O quadro de alfabetizadores deve ser composto, preferencialmente, por professores da rede pública. Esses profissionais recebem uma bolsa do Ministério da Educação para desenvolver esse trabalho, no contraturno de suas atividades. Mas qualquer cidadão, com nível médio completo, pode se tornar um alfabetizador do programa. Ele deve cadastrar-se junto à prefeitura ou a Diretoria Regional do Estadual de Educação-DIRED, onde receberá formação adequada.
GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL PARCEIROS NO "BRASIL ALFABETIZADO" GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL PARCEIROS NO "BRASIL ALFABETIZADO" Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, julho 21, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...