61,9 DAS ESCOLAS ESTADUAIS ESTÃO FUNCIONANDO NORMALMENTE

Por Assecom-RN
Mesmo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN) não querendo negociar com o Governo do Estado, quase 62% das escolas da rede estadual de ensino estão funcionando em todo o Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação e Cultura - SEEC, através da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (Core).

A Core realiza o acompanhamento das 16 Diretorias Regionais de Educação (Dired´s) que mandam, diariamente, um relatório de atividade do movimento grevista nas escolas públicas estaduais. Em alguns municípios, mais de 70% das atividades estão regulares. A Dired de Parnamirim chega a 79,7%; em São Paulo do Potengi, 88,9%; Umarizal, 71,8%; Apodi, 87%.

No dia 2 de maio, os professores do estado entraram em greve pedindo a implementação imediata do Piso Nacional da categoria e melhorias na educação, mesmo sabendo das dificuldades financeiras em que se passava o Governo do Estado em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal e à dívida herdada do governo anterior, que chegava a mais de R$ 800 milhões.

Desde o primeiro contato, a SEEC esteve aberta ao diálogo com o Sinte-RN, porém os professores rejeitaram todas as propostas apresentadas. Diante de tanta intransigência, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ingressou com uma ação junto ao Tribunal de Justiça do RN pedindo a volta imediata da categoria e a reposição dos dias parados. A greve vem prejudicando mais de 300 mil alunos em todo o Rio Grande do Norte.

O Desembargador Virgílio Fernandes convocou a PGE e o Sinte-RN para uma audiência de conciliação onde, mais uma vez, professores recusaram o acordo. O processo foi encaminhado para o Ministério Público se pronunciar e será julgado nesta quarta-feira (13) no pleno do Tribunal de Justiça do RN.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura reconheceu a necessidade da melhoria do sistema de ensino em todo o estado, passando pela implantação do Piso Nacional para os professores tanto da ativa como os inativos. Mesmo com a impossibilidade imediata devido às condições financeiras, o Governo manteve o diálogo aberto, nunca deixando de negociar.

A secretária Betânia Ramalho, juntamente com o Secretário Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, emitiram nota oficial do Governo, no mês de junho, em que é assegurado, de imediato, a implantação do Piso Salarial Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento de todos os profissionais do Magistério da ativa e também dos inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas.
61,9 DAS ESCOLAS ESTADUAIS ESTÃO FUNCIONANDO NORMALMENTE 61,9 DAS ESCOLAS ESTADUAIS ESTÃO FUNCIONANDO NORMALMENTE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 11, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...