GOVERNO INICIA PLANO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e das Finanças, lança dia 26 de agosto, a partir das 9h, na Escola de Governo, o Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN. Sob a coordenação da SEPLAN, o projeto terá o suporte da consultoria Instituto Publix, especializada em governança para resultados no âmbito do setor público. 

O Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN tem como objetivos específicos estabelecer uma visão de longo prazo, com horizonte para 2035, que norteie a modernização da gestão para uma administração eficiente das contas públicas; estruturar e detalhar uma carteira de projetos estratégicos de apoio à implantação dessa nova visão.

Implantar estruturas administrativas inovadoras para alcançar e manter um equilíbrio fiscal sustentável, além de ampliar a capacidade de entregar mais e melhores obras e serviços à população do Estado. O Projeto de Modernização da Gestão Pública é uma iniciativa da SEPLAN/RN Sustentável/Banco Mundial.

A SEPLAN definiu os três eixos do plano de trabalho que acontecerão de forma simultânea: Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento; Modelagem de Processos para Resultados; e Diagnóstico e Realinhamento da Estrutura Organizacional do Governo.

Saiba mais...


No eixo 1 estarão o planejamento das atividades e avaliação situacional do Estado; o mapeamento de tendências, construção de cenários e consulta à sociedade; a construção do Planejamento Estratégico do Estado; a validação do Planejamento Estratégico com a Sociedade, bem como a análise de viabilidade financeira (Estado e projetos) e elaboração da versão final do Mapa Estratégico do Estado.
Já a etapa da Modelagem de Processos para Resultados prevê planejamento das atividades e capacitação em gestão por processos para resultados; mapeamento, priorização e modelagem dos macroprocessos estratégicos; detalhamento de processos; Identificação e priorização de problemas, elaboração de plano de melhoria e ajustes dos macroprocessos; Capacitação de atores nos novos macroprocessos e operação assistida.
A fase da Estrutura Organizacional ficará focada no Planejamento das atividades e mapeamento das funções e competências; avaliação e alinhamento da estrutura organizacional, análise de impacto e benchmarking; diretrizes para alinhamento da estrutura e alternativas de desenho; além de elaboração dos instrumentos legais.
A execução do projeto terá o suporte de um grupo técnico, colaboradores, um grupo gestor e stakeholders (interessados no projeto). Cada secretaria ou órgão da Administração Direta e Indireta vai indicar dois servidores para atuar junto à SEPLAN/Instituto Publix na coleta de informações que subsidiarão o projeto. Caberá aos servidores indicados levantar os principais documentos e informações afins à unidade que sejam necessários para o desenvolvimento dos trabalhos do Projeto; apresentar e articular as pessoas-chave para entrevistas, discussões e visitas técnicas, além de participar de discussões afins às atividades do Projeto, conforme a necessidade e solicitação do Grupo Gestor dos trabalhos.
Para o secretário de Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, o Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN é um passo importante para tornar a máquina pública do Rio Grande do Norte mais capaz. “Temos trabalhado dia e noite, por determinação do governador Robinson Faria, em busca do equilíbrio fiscal das contas públicas e da melhoria da gestão. O Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN que começaremos agora será um marco no Rio Grande do Norte. Estamos pensando o Estado para daqui a 20 anos. Ao final do processo, teremos uma máquina pública mais enxuta e um modelo de governança em sintonia com as necessidades da sociedade”, afirmou.
GOVERNO INICIA PLANO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA GOVERNO INICIA PLANO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, agosto 24, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...