MINISTRO DO TURISMO PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL NAS ESCOLAS CONTRA O AEDES AEGIPTI

A estratégia do governo federal envolve estudantes e professores de todo o país para reforçar o combate ao mosquito
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esteve nesta sexta-feira (19) em Recife (PE) para participar da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero em toda a rede escolar, envolvendo a educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior. A ação, que reuniu autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, além de militares das Forças Armadas, percorreu as capitais brasileiras e 115 municípios considerados prioritários no combate ao mosquito aedes aegypti. A iniciativa faz parte do esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento ao vetor e na conscientização da população e será uma estratégia continuada na rede escolar.

Na capital pernambucana, o ministro visitou a Escola Estadual Professor Fernando Mota onde falou para os estudantes sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito e orientou sobre as medidas simples de combate ao inseto. Henrique Eduardo Alves ouviu dos jovens uma apresentação sobre o trabalho de combate ao mosquito feito pelos estudantes.

"Com a educação, com o estudante, que tem muito cuidado e preocupação com isso, ele pode dar uma grande contribuição. Na hora que aprende na escola, levar pra casa, pra ensinar seus pais, pra advertir os seus pais, os seus coleguinhas de rua. Então, esse trabalho na escola, é fundamental essa parceria. Esperamos que nos próximos meses, com cada um fazendo o seu dever de casa, com o governo, de forma exemplar e consistente, e o cidadão, de forma consciente, nós possamos debelar esse mal muito rapidamente".

Saiba mais...


MOBILIZAÇÃO NACIONAL – Com caráter mobilizador, a iniciativa teve o objetivo de intensificar a conscientização da população para a importância do enfrentamento ao mosquito Aedes. As atividades realizadas nas escolas nesta sexta-feira fazem parte de uma estratégia nacional do Governo Federal dentro do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. Todos os órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que conta também com a participação dos governos estaduais e municipais.

O Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, realizado no último sábado (13), quando o ministro Henrique Eduardo Alves foi designado para acompanhar as ações em João Pessoa (PB), alcançou 2,8 milhões imóveis em 428 municípios do País. Destes, 295 mil propriedades estavam fechadas, sendo que, em 15 mil casas, houve a recusa de acesso. A ação contou com 220 mil integrantes das Forças Armadas, em conjunto com os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de endemias.

AÇÕES DO TURISMO - Desde janeiro, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya a vírus Zika. Para o setor turístico, a pasta enviou para mais de 53 mil estabelecimentos cadastrados no Cadastur dicas sobre possíveis criadouros do mosquito e orientações gerais sobre como eliminá-los.

Na última quarta-feira (17), uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Henrique Eduardo Alves, determinou que os municípios e estados que possuem convênios e contratos de repasse com o Ministério do Turismo deverão realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em seus canteiros de obras e frentes de trabalho. O texto prevê, ainda, a realização de campanhas educativas, além de vistoria e eliminação de eventuais criadouros do inseto nas áreas internas e externas e entorno das instalações públicas de funcionamento dos órgãos ligados ao MTur.
Para esclarecimento aos turistas, o Ministério do Turismo disponibiliza em sua página na internet informações sobre saúde do viajante. O conteúdo, disponível nos idiomas português, inglês, espanhol e francês é produzido e atualizado constantemente pelo Ministério da Saúde.
MINISTRO DO TURISMO PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL NAS ESCOLAS CONTRA O AEDES AEGIPTI MINISTRO DO TURISMO PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL NAS ESCOLAS CONTRA O AEDES AEGIPTI Reviewed by Erivan Justino on sábado, fevereiro 20, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...