PRIMEIROS ALUNOS DE CURSO SUPERIOR DO IFRN/SANTA CRUZ COLAM GRAU

Primeiros alunos de curso superior colam grau
Diretor do Campus Santa Cruz, alunos concluintes e o Reitor em exercício
O Campus Santa Cruz já tem seus primeiros alunos com formação superior. José Grangeiro Sobrinho e Fernanda Katiusca dos Santos concluíram o curso de Licenciatura em Física e, juntos, colaram grau em separado em ato solene que aconteceu na tarde de hoje (13) no Gabinete da Reitoria. Ambos ingressaram no IFRN no segundo semestre de 2009, ano em que o referido campus entrou em funcionamento.

A formatura da turma a qual eles pertencem está prevista apenas para o mês de maio. No entanto, eles optaram por colar grau em separado em virtude de já estarem atuando no mercado profissional em escolas estaduais e necessitam do diploma. José Grangeiro é bacharel em economia, atua como Professor Suplementar de Física e poderá dispor de benefícios na carreira, tendo em vista que agora possuí formação superior diretamente relacionada ao exercício da profissão.  Fernanda Katiusca, por sua vez, está assumindo a supervisão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em uma escola estadual no município de Tangará.

Os concluintes se sentem como se tivessem vencido uma batalha. Segundo eles, as dificuldades foram muitas, pois faziam parte da primeira turma, no primeiro ano de funcionamento do campus. “Não havia um quadro de professores conciso, a estrutura física era precária, sequer tínhamos um laboratórios”, afirma José Grangeiro. Porém, ele ressalta que sempre encontrou o apoio da direção para resolver o que fosse necessário, a fim de que as turmas seguintes não passassem pela mesma situação.

O diretor do Campus Santa Cruz, professor Erivan Sales do Amaral, não esconde a felicidade por este momento. “Estamos colhendo os primeiros frutos da trajetória desta direção. Com os primeiros alunos concluindo curso superior, mostramos a importância do IFRN para o desenvolvimento do interior do estado, sobretudo com profissionais que passam a atuar em sua região de origem, superando todas as dificuldades. O resultado é gratificante e alimenta ainda mais a vontade de continuar desenvolvendo os trabalhos”, afirma.

O reitor em exercício, professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa também destacou que é um motivo de grande satisfação. Segundo ele, esse momento, assim como acontece em outros campi do Instituto, começa a revelar uma nova era no fazer acadêmico, uma vez que o interior está sendo contemplado com as ofertas de formação superior em licenciaturas, a exemplo do que já acontecia na capital. “Na região do Trairi não havia professores com formação em física, por exemplo. Agora começamos a formar profissionais, fruto do processo de interiorização, conclui.
PRIMEIROS ALUNOS DE CURSO SUPERIOR DO IFRN/SANTA CRUZ COLAM GRAU PRIMEIROS ALUNOS DE CURSO SUPERIOR DO IFRN/SANTA CRUZ COLAM GRAU Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, março 14, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...