GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI ENTREGA PROJETO TELEFÉRICO DE SANTA CRUZ À PREFEITA FERNANDA COSTA

Famoso entre os norte-rio-grandenses por sua religiosidade, o município de Santa Cruz, localizado na região do Agreste Potiguar, vai ganhar uma nova estrutura para incrementar o turismo religioso local, o Teleférico do Alto de Santa Rita de Cássia. O primeiro passo para a concretização do empreendimento aconteceu com a entrega do projeto executivo pela governadora Rosalba Ciarlini à prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, na tarde desta quinta-feira (13), no Gabinete da Governadoria.

O Alto de Santa Rita possui a maior estátua católica do mundo, que por sua vez se estabeleceu como o principal ponto turístico do município, atraindo visitantes de todo o RN, além de estados vizinhos. A nova estrutura vai otimizar o potencial turístico da região, facilitando a mobilidade da população local e dos visitantes entre a Igreja Matriz e o Alto de Santa Rita, além de contribuir para geração de emprego e renda.
A Governadora Rosalba Ciarlini reforça a importância do teleférico para o turismo religioso do Estado. “A estátua de Santa Rita no município de Santa Cruz é a maior imagem católica do planeta e esta obra estava incluída no planejamento turístico do Estado. Tenho certeza que com este teleférico, alcançaremos uma maior visibilidade dentro do território nacional e o número de turistas irá, no mínimo, duplicar. Atualmente, apenas nos finais de semana são cerca de 60 ônibus que levam pessoas para conhecer a estátua de Santa Rita, além das vans e carros particulares. Isso vai entrar para a história do Rio Grande do Norte”, pontua a chefe do Executivo Estadual.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Farias, agradeceu à Governadora pelo projeto e falou sobre a importância dele para a região. “Nós acreditamos que o teleférico irá consolidar Santa Cruz como um destino turístico-religioso, completando o trabalho que estamos fazendo para estruturar a cidade turisticamente. No ano passado, fomos contemplados com um edital do Ministério do Turismo como destino do turismo religioso no Nordeste. Apenas cinco municípios foram selecionados no país e nós fomos um deles”, disse.

O teleférico vem se destacando no cenário brasileiro como um importante equipamento de mobilidade. O transporte de pessoas é realizado através de cabo aéreo com movimento unidirecional e contínuo em dois sentidos de linha. O Teleférico do Alto de Santa Rita terá 12 cabines, com capacidade para seis passageiros cada. Isso equivale a um fluxo de 300 pessoas por hora, em cada direção de linha.
De acordo com projeto arquitetônico, que foi desenvolvido através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), o teleférico de Santa Rita terá duas estações de passageiros, a primeira será a estação superior (Motriz), a ser construída no Alto de Santa Rita de Cássia; e segunda estação inferior (Retorno), localizada junto à Igreja Matriz, centro da cidade. A distância de uma estação para outra é de 850 metros e deve levar 8 minutos para ser percorrida.
A área para a construção da estação do Alto de Santa Rita é de 428,78 metros quadrados, onde haverá uma plataforma para embarque e desembarque, uma sala para o gerador, uma sala de painel e almoxarifado e uma praça com mirante. O acesso se dará pelas escadas e rampas já existentes no santuário.

Já a segunda estação, junto à Igreja Matriz, terá uma área de construção bem superior à primeira, com 1.447,29 metros quadrados. Além de possuir dois pavimentos, o espaço vai dispor de estacionamento. No térreo funcionará um espaço multiuso com três lojas, balcão para informações turísticas, bilheteria, área administrativa, praça, área de acesso e circulação e banheiros. No pavimento superior haverá um restaurante, banheiros, um salão climatizado, um ambiente aberto com mirante, e área para embarque e desembarque. 

O Teleférico de Santa Cruz está orçado em R$ 14.432.588,73, dos quais R$ 7.966.373,89 deverão ser utilizados para aquisição dos equipamentos. A execução das obras será de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santa Cruz, com recursos do Ministério do Turismo.

Os projetos desenvolvidos através da SIN foram de arquitetura e urbanismo, de ambientação, de estrutura, de prevenção e combate a incêndio, de drenagem, de paisagismo, de acessibilidade, de comunicação visual e sinalização, de instalações elétricas, de sonorização, luminotécnico, de iluminação pública, de rede estruturada, de fundação e estrutura metálica, além do projeto acústico.

Também participaram da entrega a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; o deputado estadual, Tomba Farias; o padre Valdir Cândido, ecônomo da Arquidiocese de Natal, representando a Igreja Católica, além de engenheiros e arquitetos da SIN.
GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI ENTREGA PROJETO TELEFÉRICO DE SANTA CRUZ À PREFEITA FERNANDA COSTA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI ENTREGA PROJETO TELEFÉRICO DE SANTA CRUZ À PREFEITA FERNANDA COSTA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, março 13, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...