EDUCAÇÃO MIGRA PARA O DIGITAL

A clássica frase “Abram os livros em tal página...” comumente usada por  professores para cessar o burburinho de alunos e, enfim, iniciar a aula, aos poucos, é substituída por “Liguem os notebooks/tablets e acessem o conteúdo”. E, ao comando, telas com diversos aplicativos que se movem ao deslizar de dedos, acendem sobre carteiras de estudantes, como Eduardo Lucas da Silva Pinheiro, de 11 anos, aluno do 6º ano do ensino fundamental. A imagem que poderia soar futurista anos atrás, já é realidade em escolas das redes privada e também pública de Natal.
Com o maior acesso as novas tecnologias conectadas à internet, instituições de ensino passam a aderir, de modo planejado, novas plataformas em sala de aula - além do tradicional livro e apostila em papel. Mas especialistas concordam: o processo de transição em curso não deve significar o fim dos impressos, mas a complementação de ferramentas de ensino.

Eduardo Lucas somou,este ano, um tablet ao material escolar que leva ao Colégio Salesiano São José. Com o domínio inerente à geração Z, ele desliza a tela, “folheia” o livro digital, amplia fotos e imagens, abre vídeos, gráficos e joguinhos à velocidade em que a professora de inglês, à  frente de uma lousa digital, segue com a aula. A navegação que poderia parecer um desvio de atenção, faz parte do conteúdo didático programado e disponibilizado no equipamento.

“A gente tem como ver várias coisas ao mesmo tempo sobre o assunto estudado e não apenas o que está no livro, isso aumenta a nossa curiosidade, a vontade de saber mais”,  diz o menino.
EDUCAÇÃO MIGRA PARA O DIGITAL EDUCAÇÃO MIGRA PARA O DIGITAL Reviewed by Erivan Justino on domingo, março 23, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...