GOVERNO DO ESTADO LANÇA CALENDÁRIO DO CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS 2014

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte apresentará nesta quinta feira (20) o calendário do Circuito Estadual de Agronegócio 2014, em São Paulo do Potengi. A solenidade acontecerá simultaneamente ao lançamento territorial do programa RN Sustentável no município, às 9h, no Buffet Algo Mais.

Para este ano, o circuito de eventos agropecuários contempla 18 feiras agropecuárias, com destaque para as exposições de São Paulo do Potengi, Lajes, Caicó e Currais Novos, além da Festa do Bode e a Expofruit em Mossoró,  culminando com a realização da Festa do Boi 2014, de 11 a 20 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Dantas, o lançamento do calendário do Circuito de Exposições Agropecuárias 2014 é uma homenagem a São Paulo do Potengi que, tradicionalmente, abre as feiras agropecuárias no RN, sempre com muita organização, enorme participação popular e expectativas positivas por parte dos criadores, especialmente este ano, no qual o reaparecimento das chuvas trouxe novos ânimos para os produtores rurais.

A Exposição Agropecuária de São Paulo do Potengi será realizada de 04 a 06 de abril e é cercada de grandes expectativas por parte dos criadores do Estado.  O presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC), Alexandre Confessor, afirma que todos os currais já foram reservados.
 
 
O secretário comemora, também, o fato da retomada do calendário praticamente em sua totalidade, já que no ano passado várias exposições importantes para o Estado, principalmente aos criadores, não aconteceram, como a Expofruit e Exposições de Currais Novos e Lajes, em função das dificuldades financeiras do Estado.

Para este ano, o Governo do Estado definiu recursos orçamentários da ordem de R$ 1 milhão, que serão aplicados através das parcerias do Estado com a Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), ANCOC, Comitê Executivo de Fruticultura (COEX) e prefeituras municipais.

De acordo com o coordenador de Eventos da Secretaria da Agricultura, Ricardo Valério, os eventos têm uma ótima relação custo benefício, que é extremamente positivo para a economia do Estado, além de propiciar a valorização da genética potiguar. São esperados negócios da ordem de R$ 200 milhões, distribuídos entre vendas diretas, financiamentos bancários pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil, e os leilões, que normalmente são realizados nesses eventos.

São parceiros estratégicos dos eventos de agronegócio 2014, o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, a FAERN/SENAR, SEBRAE, COEX, ABCC, e órgãos da administração indireta, coligados a Secretaria da Agricultura, como a EMATER-RN, EMPARN, CEASA E IDIARN.

As feiras agropecuárias se destacam pelo ambiente ideal para realização de negócios envolvendo animais de elevada genética, onde o comprador poderá adquiri-los dos melhores selecionadores da região, com destaque para o plantel da EMPARN, que tem reconhecimento nacional, pela alta qualidade dos animais, notadamente das raças zebuínas.

Durante a realização das feiras, a EMATER realizará cursos e dias de campo, além de organizar a ida de caravanas de agricultores familiares, para que tenham acesso às novas tecnologias direcionadas à agricultura e pecuária e possam adquirir animais de qualidade.
GOVERNO DO ESTADO LANÇA CALENDÁRIO DO CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS 2014 GOVERNO DO ESTADO LANÇA CALENDÁRIO DO CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS 2014 Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, março 19, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...