OS CÃO CELEBRA JUBILEU COM MUITA ANIMAÇÃO E IRREVERÊNCIA

Emoção marcou o desfile do bloco no seu cinquentenárioNo último dia do reinado de Momo, o bloco carnavalesco mais democrático da capital potiguar comemorou 50 anos de folia. O tradicional “Os Cão”, da Redinha, celebrou o jubileu de ouro com muita animação, irreverência, cachaça, bolo de aniversário e, claro, muita lama. Segundo a organização, mais de dez mil foliões invadiram as ruas da praia no início da tarde de ontem.
Ontem, o ponto de encontro e concentração do bloco “Os Cao”  foi o mangue embaixo da ponte Newton Navarro. Por volta das 8h30, os primeiros foliões já se lambuzavam na lama da vegetação. O “abadá” ganhava adornos de acordo com a imaginação e criatividade de cada um. Tridentes, chifres de animais, galhos de árvores, óculos e outras peças de roupas – todas devidamente enlambuzadas – serviam  para compor o visual.

E para alguns foliões chamar a  atenção era regra da festa. Sendo assim, valia até mesmo chupar uma manga e com isso, tornar real a expressão popular que caracteriza algo desprovido de beleza, “o cão chupando manga”.
À frente do bloco, o empresário José Luiz Miranda de França, 52 anos, estava emocionado. “Um bloco que começou como brincadeira, hoje comemora 50 anos. É uma felicidade imensa. Somos o bloco mais popular e democrático do carnaval natalense. Essa festa nunca pode acabar”, disse.

Ontem, o ponto de encontro foi o mangue embaixo da estrutura da ponte Newton Navarro. Foram quase quatro horas de foliaA emoção tomava conta de outros foliões. Um deles, de forma mais especial. O aposentado Francisco Ribamar de Brito, 73 anos, mais conhecido como “Dodó”, acompanhava a movimentação do público sentado numa cadeira. Devido à idade e alguns problemas de saúde, não pode participar da festa, mas estava lá, vendo tudo de perto. Dodó foi um dos fundadores do bloco no ano de 1964. “Eu e mais sete amigos decidimos fazer essa brincadeira. Naquela época, não imaginava que fosse virar essa tradição. Estou muito feliz, muito emocionado”, falou.
Pouco antes das 11h, o grupo de percussão “Pau e Lata” e uma orquestra de frevo tocaram os primeiros acordes e anunciaram o início da festa. Antes disso, o “esquenta” foi assegurado com a distribuição de 100 litros de caipirinha e mais 500 latinhas de cana. Entre as músicas, o tradicional “Parabéns para você” precedeu a entrega de 500 fatias de bolo confeitado. Uma queima de fogos marcou a saída do bloco pelas ruas da praia da Redinha. Por volta das 14h, os “cãos” terminaram o desfile com um banho no mar da praia.

Folia segue hoje com ‘Baiacu na Vara’
Para que gosta de folia a Quarta-feira de Cinzas não é o dia do descanso, mas uma esticadinha do Carnaval. A folia em Natal segue com programação no polo multicultural da Redinha, no litoral Norte. Para se despedir da folia, saem às ruas o Bloco dos Garis, às 8h30, do Bar do Cajueiro, e o Baiacú na Vara, às 9h, da praça do Cruzeiro, na Redinha. O do tradicional Baiacú na Vara  que festeja este ano 24 anos de existência.
‘Baiacu na Vara’ sai hoje às ruas da Redinha comemorando os 24 anos de existência do bloco
‘Baiacu na Vara’ sai hoje às ruas da Redinha comemorando os 24 anos de existência do bloco
A festa começa cedo com os conhecidos “vassourinhas”, os garis, que trabalharam nos quatro dias de folia para deixar a cidade limpa. O Bloco dos Garis existe há 14 anos e não tem cordas de isolamento. Os abadás são distribuídos gratuitamente. No  bloco, o folião só gasta com energia e alegria.
Já o Baiacú na Var começou com uma brincadeira da organizadora, Cristina Medeiros, e do seu pai que decidiram colocar um bloco na rua. “Meu pai perguntou qual nome daríamos e eu sugeri Baiacu, porque é um peixe engraçado e que aparece muito na Praia da Redinha. Daí, meu tio falou: Coloca esse baiacu na vara”. Estava pronto o nome do bloco”, relembra Cristina.
A cada ano a brincadeira foi crescendo e atraindo mais seguidores até chegar a ser um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Natal. Ano passado, o bloco finalizou o percurso antes do esperado, devido a uma confusão envolvendo integrantes do bloco e a Polícia Militar, que usou a força contra pessoas. Ao todo, cinco pessoas foram presas e a PM considerou que não houve excesso, mas que a PM abriu inquérito para uma investigação.
OS CÃO CELEBRA JUBILEU COM MUITA ANIMAÇÃO E IRREVERÊNCIA OS CÃO CELEBRA JUBILEU COM MUITA ANIMAÇÃO E IRREVERÊNCIA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, março 05, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...