SESAP DISTRIBUI 500 MIL PRESERVATIVOS PARA REGIONAIS DE SAÚDE DO RN

Por Assessoria Sesap
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, está abastecendo as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) com 500 mil unidades de preservativos masculinos, além de material informativo/educativo. O objetivo é intensificar o abastecimento no período carnavalesco, quando é possível fazer uma grande mobilização social para incentivar na população a consciência da necessidade da prevenção.

Os municípios já podem solicitar às respectivas regionais suas cotas para as ações desse período. A sugestão da Sesap é que os municípios busquem desenvolver suas ações e seu próprio material educativo, de modo a refletir a cultura e realidade local, por meio de todos os meios de comunicação acessíveis à população. De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins, o foco é a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como as Hepatites B e C, Sífilis e Aids. "A campanha tem como finalidade principal reforçar o uso da camisinha como um hábito possível de ser seguido", afirmou.



O tema da campanha de prevenção 2013 será "A vida é melhor sem Aids", com a seguinte frase de apoio: "Proteja-se. Use sempre camisinha". Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária que mais concentra pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil é a de 15 a 49 anos - a estimativa é de que atualmente esse número corresponda a 630 mil pessoas, das quais em torno de 40% não sabem da sua condição sorológica. Diante disso, a campanha do Ministério para o carnaval 2013 tem como público alvo a população nessa faixa etária sexualmente ativa.

No RN, a maioria dos casos de Aids, Hepatites B, Sífilis e de gestante com HIV registrados encontra-se dentro da faixa etária público alvo sugerida pelo Ministério da Saúde, sendo a Aids com 74% dos casos entre 25 a 49 anos, a Hepatite B com 61% entre 20 a 49 anos, a Sífilis Adquirida com 54% na faixa de 25 a 49 anos e a gestante com HIV entre 20 e 29 anos.

Além disso, o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais chama a atenção para a população jovem de 13 a 24 anos, por haver um crescimento significativo no número de casos de Aids entre ela nos últimos anos. 
SESAP DISTRIBUI 500 MIL PRESERVATIVOS PARA REGIONAIS DE SAÚDE DO RN SESAP DISTRIBUI 500 MIL PRESERVATIVOS PARA REGIONAIS DE SAÚDE DO RN Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, janeiro 25, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...