CORPO DE NIEMEYER VOLTA AO RIO DE JANEIRO APÓS VELÓRIO EM BRASÍLIA


A presidenta Dilma Rousseff acompanhou a viúva de Oscar Niemeyer durante o velório




O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer deixou o Palácio do Planalto, em Brasília, por volta das 19h40 (horário de Natal), após ser velado. De acordo com o cálculo da Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 4,5 mil pessoas passaram pelo local, além da presidenta Dilma Rousseff, familiares de Niemeyer e autoridades. 
Corpo segue para o Rio de Janeiro, onde haverá um velório fechado para familiares e amigos e, a partir das 7h de amanhã, será aberto ao público. O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 16h30, no Cemitério São João Batista, em cerimônia restrita à família.
Uma das netas do arquiteto, Ana Lúcia Niemeyer, disse hoje (6) que o legado do avô, que  morreu ontem (5) aos 104 anos, vai além das obras arquitetônicas e inclui as ideias que ele defendeu durante a vida.

"As ideias que ele tentou passar, o humanismo, a justiça social, acho isso tão importante quanto a obra arquitetônica dele", disse hoje, durante o velório do avô no Palácio do Planalto. Niemeyer está sendo velado no Salão Nobre.
A cerimônia de despedida do arquiteto começou por volta das 15h, com a chegada do corpo ao palácio, onde foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff. Após a passagem de autoridades, o velório foi aberto ao público, que aguardava em uma longa fila na Praça dos Três Poderes para passar pelo caixão.
Também neto de Niemeyer, o administrador Carlos Oscar Niemeyer Magalhães, também lembrou que os ideais do avô ficarão como exemplo. "Ele tinha uma preocupação enorme com os menos favorecidos, que dizia sempre para a gente que a palavra mais bonita é a solidariedade, que a vida é um segundo, então a gente tem que viver bem e rápido, com a família e com os amigos. Acho que esse é o grande exemplo que ele deixa para nós netos, bisnetos".
CORPO DE NIEMEYER VOLTA AO RIO DE JANEIRO APÓS VELÓRIO EM BRASÍLIA CORPO DE NIEMEYER VOLTA AO RIO DE JANEIRO APÓS VELÓRIO EM BRASÍLIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, dezembro 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...