CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO


Conexões do Velho Lula com o RN

Luiz Gonzaga colecionou uma série de parceiros e estabeleceu conexões com artistas potiguares a partir dos anos 1940, quando gravou "Queixumes" do violonista natalense Henrique Brito (1908-1935). Outro detalhe curioso que ressalta a importância do RN no repertório do Rei do Baião é a música "Ovo de Codorna" ser de Severino Ramos (1922-2003), um Notre-riograndense registrado em Campina Grande. 
Entre parceiros, compositores e amigos, Luiz Gonzaga gravou Janduhy Finizola, Severino Ramos e Elino Julião e carregou debaixo da asa muitos poetas e amigos potiguares.

Esses ligações foram catalogadas e estão sendo organizadas pela pesquisadora Leide Câmara, do Dicionário da Música do Rio Grande do Norte. Ele pretende lançar um livro dedicado ao tema em 2013, onde relaciona mais de 200 músicas com o DNA potiguar, entre compostas em parceria ou interpretadas por Gonzagão. 
A seguir, algumas informações que estarão no livro de Leide Câmara:

- Amigos: 
Paulo Tito (Natal) e Carlos André (Mossoró). O primeiro, foi para o Rio de Janeiro a convite de Luiz Gonzaga, após ter substituído o zabumbeiro da banda, no Recife, em 1954. Já Carlos André, do antigo Trio Mossoró, produziu os discos que ajudaram no ressurgimento de Luiz Gonzaga nos anos 80.

- Compositores:
Janduhy Finizola da Cunha
Médico de Jardim do Seridó, Janduhy Finizola, 81 anos,  conheceu Luiz Gonzaga em um hospital de Campina Grande (PB), quando estava de plantão e atendeu o Velho Lua. Gonzaga gravou várias músicas do amigo médico, entre elas "Jesus Sertanejo", "A Missa do Vaqueiro" (a mais importante), "Ana Maria", "Cidadão de Caruaru", "A Nova Jerusalém", "Cavalo crioulo" e "Frei Damião".

Henrique Brito (1908-1935)
Natalense, o violonista e compositor Henrique Brito mudou-se para o Rio de Janeiro ainda na década de 1920. Com o parceiro Noel Rosa criou a música "Queixumes", primeira composição de um potiguar gravada por Luiz Gonzaga em 1945 (versão instrumental). Brito é tido como o inventor do violão elétrico.

Francisco Elion Caldas Nobre
Chico Elion, 82, é autor da célebre "Ranchinho de paia". Composta em 1952, a música foi eternizada pela voz de Luiz Gonzaga em 1981, no disco "A festa". Nascido em Assu, Elion estreou como cantor aos 18 anos no Rio de Janeiro, gravou seu primeiro álbum solo em 1955, "Chico Elion & vozes amigas" (78 rpm), e tem mais de 400 músicas - muitas ainda inéditas. 

- Poesia: 
José Praxedes Barreto (1916-1983)
O escritor e poeta Zé Praxédi, nascido em Cerro Corá, lançou, em 1952 no Rio de Janeiro, a primeira biografia sobre Luiz Gonzaga - "Luiz Gonzaga e outras poesias", escrita em versos matutos com prefácio de Câmara Cascudo. Também cantor e compositor, lançou o LP "O poeta vaqueiro" em 1967.

- Parceiros: 
Elino Julião da Silva (1936-2006)
Cantor e compositor de Timbaúba dos Batistas, Elino Julião está na lista dos compositores gravados por Luiz Gonzaga. Julião começou sua carreira artística na década de 1950, interpretando músicas de Jackson do Pandeiro - de quem foi parceiro  na década seguinte. Morou no Rio de Janeiro e fez bastante sucesso nos anos 1960 com a já clássica "O rabo do jumento", sua primeira gravação solo.
CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, dezembro 13, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...