SESAP REALIZA FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO EM CAICÓ

Por Assessoria Sesap
A IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV Ursap), sediada em Caicó, realizará na próxima segunda-feira(26), o Fórum Regional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, reunindo gestores e servidores que trabalham diretamente com o acolhimento dos usuários.

O fórum contará a participação das consultoras do Ministério da Saúde para a região Nordeste, Sheyla Rodrigues e Marilene Wagner.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Acácia Cândido, o objetivo do fórum é fortalecer a prática do acolhimento no atendimento ao usuário que busca a rede de atenção do SUS, com base nos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Além disso, explicou a coordenadora, “a importância do encontro está na visibilidade e integração de ações que acontecem de forma isolada, nas diversas regiões do Estado”.


Na ocasião, serão apresentadas experiências exitosas desenvolvidas nos municípios de Jardim de Piranhas e Cruzeta. Tais experiências são fruto de trabalho realizado pela apoiadora e técnica da IV Ursap, Cordélia Araújo. Com o tema "Humanizando a relação na produção do cuidado na saúde", o projeto implementado em Cruzeta surgiu da necessidade de promover mudanças nas rotinas de trabalho e inclusão dos usuários no processo de gestão do SUS no município. Como resultado, informou Cordélia Araújo, o acolhimento tornou-se mais qualificado e resolutivo, melhorando os indicadores de saúde do local e integrando os serviços da rede.

Outro ponto positivo, segundo ela, foi a institucionalização do monitoramento e da avaliação das ações. Já o projeto referente a Jardim de Piranhas – com a temática "Humanização na saúde: uma estratégia de organização do cuidado" – teve o objetivo de desenvolver a intervenção institucional voltada aos aspectos da humanização.
SESAP REALIZA FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO EM CAICÓ SESAP REALIZA FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO EM CAICÓ Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, setembro 22, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...