BARCO ESCOLA CHAMA-MARÉ: EXCELENTES AULAS-PASSEIO

O projeto Barco-escola Chama-maré, de iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA-RN, recebe total apoio do Iate Clube do Natal. O projeto funcion

a de segunda a sábado e tem como objetivo proporcionar a estudantes e professores da rede pública e privada de Natal e do interior do Estado um espaço para aulas de campo voltadas para a questão ambiental do Rio Potengi. O projeto teve início em outubro de 2006 e realiza diariamente três aulas, atendendo, em média, três mil pessoas por mês.

Nas aulas de campo são abordados os aspectos históricos, culturais, ecológicos, econômicos e sociais do rio e do seu entorno.

A embarcação, do tipo catamarã, parte do Iate Clube no sentido Fortaleza dos Reis Magos / Boca da Barra, passa pela Praia da Redinha e Cemitério dos Ingleses, entrando, em seguida na gamboa Jaguaribe e seguindo em direção à Ponte Ferroviária de Igapó. A partir daí, retorna pela Base Naval e Porto de Natal, chegando de volta ao Iate Clube.

O passeio dura cerca de uma hora e trinta minutos e tem orientação pedagógica de professores / monitores da equipe do Barco-escola.

O termo chama-maré é a designação comum dada aos pequenos caranguejos do gênero Uca, que são encontrados no Atlântico. O projeto faz parte do Programa de Preservação e Conservação da Natureza do Estado do Rio Grande do Norte – PROECO, através do Programa Potengi Vivo.

A iniciativa conta com uma equipe a bordo composta de três professores das disciplinas de biologia, história e geografia. Numa visão multidisciplinar, vários temas são discutidos durante o passeio, como questões ambientais, poluição do Potengi, mangues, turismo, colonização de Natal, verticalização, atividades de pesca, análise das comunidades banhadas pelo rio, praia da Redinha, Ponte Newton Navarro, Porto de Natal etc.

Além, disso, o passeio proporciona uma ótima visão da cidade de Natal vista a partir do rio Potengi.

Para participar das aulas/passeio é preciso fazer um agendamento prévio junto à Secretaria Executiva do Projeto Barco-escola Chama-maré, pelo telefone 3206-2439.


Poderá agendar também através do e-mail: barcoescolachamamare2011@gmail.com enviando as seguintes informações:

Nome completo da escola ou instituição, se for o caso;

endereço, telefone...

Nome completo do responsável;

identidade, CPF, telefone...

Poderão ser turmas de até 50 pessoas, com idade mínima de 10 anos.

- Tudo grátis -
BARCO ESCOLA CHAMA-MARÉ: EXCELENTES AULAS-PASSEIO BARCO ESCOLA CHAMA-MARÉ: EXCELENTES AULAS-PASSEIO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, setembro 22, 2011 Rating: 5

Um comentário:

  1. Erivan, muito boa a sua iniciativa de divulgar em seu Blog este Projeto, uma vez que muitas pessoas ainda não tem conhecimento. Nós da Escola Quintino Bocaiúva ficamos felizes com esta iniciativa, pois estamos articulando uma aula/passeio para conhecermos e adquirirmos este conhecimento. Obrigada.

    ResponderExcluir

Seu comentário passará por uma avaliação...