GOVERNADORA LANÇA PROGRAMA PARA ESTIMULAR RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE

Por Assecom-RN
A governadora Rosalba Ciarlini lança nesta terça-feira (13), às 11h, no auditório da Governadoria, o Programa Público Paternidade Responsável que tem o objetivo de incentivar e promover a busca pelo reconhecimento de paternidade, principalmente em relação a crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino.

O programa será de responsabilidade da Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

A realização do Programa Público Paternidade Responsável compreende algumas medidas, tais como: promoção de palestras por Defensores Públicos do Estado em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, para conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância do reconhecimento do estado de filiação, bem como acerca da atuação da DPE no sentido de viabilizar o exercício de tal direito; prestação de serviço de assistência social pela SETHAS em benefício de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Público Paternidade Responsável; e financiamento de exames de Ácido Desoxirribonucléico (ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid), solicitados em procedimentos extrajudiciais de investigação de paternidade instaurados no âmbito da DPE.

Segundo dados coletados no último Censo Escolar, realizado em 2009, o Estado conta com cerca de 27 mil alunos cuja paternidade é desconhecida. O Programa Público Paternidade Responsável tem a proposta de reverter este quadro, colocando em discussão o tema "direito de filiação" nas unidades de ensino, contribuindo para incentivar a procura pelo reconhecimento de paternidade de alunos da rede pública estadual.
O Programa também pretende estimular o reconhecimento do estado de filiação na esfera extrajudicial, notadamente porque permitirá o custeio de exames de DNA nos casos em que a paternidade seja questionada pelo suposto pai.
Também estarão presentes os secretários Betânia Ramalho (Seec), Thiago Cortez (Sejuc), Luiz Eduardo Carneiro (Sethas), Cláudia Queiroz (DPE) e o vice-governador Robinson Faria.
GOVERNADORA LANÇA PROGRAMA PARA ESTIMULAR RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE GOVERNADORA LANÇA PROGRAMA PARA ESTIMULAR RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 12, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...