SANTA CRUZ-RN COMEMOROU 103 ANOS

Entenda a diferença entre o aniversário da  cidade e a emancipação política


Santa Cruz/RN completou ontem, 30 de novembro, 103 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. A principal cidade da região Trairi fez, portanto, aniversário nesta quinta-feira, feriado municipal.


Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação política. Estamos falando do “30 de novembro” e “11 de dezembro”. O professor e historiador, Edgar Santos, atual secretário municipal de Cultura, foi pesquisar e encontrou a resposta.


Segundo Edgar Santos, em 30 de Novembro de 1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 1876, em 11 de dezembro a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Ele explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação política de Santa Cruz/RN.


São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 103 anos  de aniversário da cidade de Santa Cruz comemorados em 30/11 e no próximo dia 11/12, 141 anos de Emancipação Política.
SANTA CRUZ-RN COMEMOROU 103 ANOS SANTA CRUZ-RN COMEMOROU 103 ANOS Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, dezembro 01, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...