OPOSIÇÃO ENTREGA PEDIDO DE IMPEACHMENT COM BASE EM 'NOVAS' PEDALADAS


oposiçãoDeputados da oposição entregaram nesta quarta-feira (21) à presidência da Câmara dos Deputados um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) elaborado pelos juristas Hélio Bicudo, fundador do PT, Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e Janaína Conceição Paschoal, advogada.

O documento incorporou as denúncias de que as chamadas pedaladas fiscais continuaram a ser praticadas este ano, com base em representação do Ministério Público do TCU (Tribunal de Contas da União). O novo pedido também é visto como uma forma de superar a discussão jurídica sobre se o impeachment pode ser aplicado com base em fatos ocorridos no mandato anterior.

Bicudo e Reale Júnior já haviam protocolado um pedido de impeachment, mas o documento original foi apresentado antes das decisões do STF e não incluía os argumentos contra as pedaladas fiscais em 2015. Além dos juristas, a professora de direito da USP, Janaína Paschoal também assina o pedido.
Participaram do ato na manhã desta quarta-feira o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), o líder da minoria, Bruno Araújo (PSDB-PE), o do DEM, Mendonça Filho (PE), e o do PPS, Rubens Bueno (PR).

O documento tem 65 páginas e começa com uma frase do pensador cristão santo Tomás de Aquino: “O princípio geral a se observar é que ‘(…) não se deve proceder contra a perversidade do tirano por iniciativa privada, mas sim pela autoridade pública’, dito isto, reitera-se a tese de que, cabendo à multidão prover-se de um rei, cabe-lhe também depô-lo, caso se torne tirano”.

O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), fez um breve discurso. “Esse é um movimento não é apenas da oposição”, disse. “Estamos hoje aqui apresentando o pedidobde impeachment, em nome dos juristas e da oposição, mas principalmente em nome da população brasileira que não suporta mais esse governo mentiroso e corrupto”, afirmou.

Também participaram do ato a filha de Hélio Bicudo, Maria Lúcia. Junto ao pedido, foi entregue uma lista impressa de assinaturas de apoio ao impeachment coletadas em uma petição na internet.
A filha de Bicudo, a advogada Maria Lúcia, citou frase atribuída ao ex-deputado Ulysses Guimarães (PMDB): “A praça pública é maior do que a urna”, disse aos jornalistas.

Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) também estiveram presentes no ato. Eles prometem acampar em frente ao Congresso como forma de pressionar pelo acatamento do pedido. “Essa é uma vitória dos movimentos de rua”, afirmou Kim Kataguiri, um dos líderes do movimento pró-impeachment.

Após o recebimento do documento, Cunha afirmou que o pedido será analisado com “total isenção”.
 Do UOL, em Brasília
OPOSIÇÃO ENTREGA PEDIDO DE IMPEACHMENT COM BASE EM 'NOVAS' PEDALADAS OPOSIÇÃO ENTREGA PEDIDO DE IMPEACHMENT COM BASE EM 'NOVAS' PEDALADAS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, outubro 21, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...