GOVERNO DESIGNA EQUIPE TÉCNICA DA CAERN PARA AVALIAR PERFURAÇÃO DE POÇOS EM MACAU

O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta terça-feira (27) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira, vereadores, CDL, e o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, além de secretários e diretores da Semarh, Idema e Caern, para discutir a regularização do abastecimento de água no município. O encontro, realizado na Governadoria, também teve a participação do deputado estadual Álvaro Dias. O chefe do executivo estadual recebeu, na ocasião, um documento detalhando a situação hídrica do município.

Dentre os pontos discutidos estiveram a possibilidade de suspensão da cobrança da taxa de água da Caern até que o abastecimento seja regularizado, bem como a possibilidade de utilização de poços perfurados pela Petrobras.

Diante da situação, o governador Robinson Faria determinou que já nesta quarta-feira (28) uma equipe técnica de engenheiros da Companhia de Águas e Esgotos do RN esteja no município para fazer um levantamento das áreas dos possíveis locais de perfuração de poços, que darão resposta emergencial aos moradores de Macau.

“Estivemos com o prefeito de Macau, vereadores e a representação da Assembleia Legislativa preocupados com a situação da cidade, externando o drama do colapso da falta de água. Por isso mesmo, fomos rápidos para realizar essa reunião, solicitada ontem pelo presidente da AL deputado Ezequiel Ferreira, e determinando que amanhã uma equipe da Caern já esteja no local para definir quais as soluções em curto prazo que temos a oferecer a Macau”, garantiu o governador. 

Saiba mais...


O diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, declarou que a busca por novos poços já vem sendo realizada constantemente em um trabalho conjunto. “A Caern desenvolve um trabalho parceiro com a Petrobras, Idema, ANA e Igarn para que encontremos não apenas novos poços, mas que a fiscalização no leito do rio seja intensificada, facilitando a nossa captação e consequentemente a qualidade da água entregue”, disse o presidente, lembrando das análises de água que foram feitas e que poderão resultar na suspensão temporária da taxa de água cobrada pela Caern.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, chamou atenção para uma questão que vai além do fornecimento de água, que é a perfuração de poços rasos para solucionar o problema. “Nós solicitamos ao prefeito Kerginaldo Pinto que alerte à população de Macau que esses poços que vão de 5m a 20m não fornecem água de boa qualidade, mas contaminada por esgoto. O ideal é que, mesmo nas épocas de emergência como essa que estamos passando, o Igarn seja acionado para atestar a qualidade dessa água”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira destacou a agilidade e a disponibilidade do governo em encontrar soluções para o abastecimento. “O Rio Grande do Norte passa pela pior crise hídrica da história, mas estamos aqui unidos, inclusive com a resposta do governador Robinson Faria, que demonstrou toda a vontade de ajudar disponibilizando técnicos para o município para que possamos encontrar a normalidade no abastecimento de água em uma das cidades mais importantes do estado”, encerrou.
GOVERNO DESIGNA EQUIPE TÉCNICA DA CAERN PARA AVALIAR PERFURAÇÃO DE POÇOS EM MACAU GOVERNO DESIGNA EQUIPE TÉCNICA DA CAERN PARA AVALIAR PERFURAÇÃO DE POÇOS EM MACAU Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, outubro 27, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...