ARTIGO: VIDA SIMPLES, POR DIEGO ROCHA

As Colunas de Mármore
“A mentira das palavras transparece nos gestos indeliberados” (Hélio Sodré)
            Oh! Quanto indignados e ofendidos ficamos quando percebemos alguém falso. Revoltados estamos diante de um fingido, um hipócrita! Assim como notamos facilmente a insinceridade do outro, tal quando ao reparar nos olhos, na fisionomia, nos gestos, em todo o corpo, enfim, está lá a máscara.
            Antigamente, em Roma, os fornecedores de mármore para os monumentos públicos ocultavam falhas das colunas cobrindo suas rachaduras com cera a fim de que aparentassem perfeitas. Porém, após a construção, por efeito do sol escaldante, derretia a cera e os defeitos logo apareciam enfeando o edifício... Então, o senado romano aprovou lei a exigir, sob pena severa, que todo o mármore utilizado em obras públicas fosse sem cera (sine cera). Daí a origem da palavra “sincero”.
            Nos corações dos insinceros as colunas são igualmente defeituosas, com falhas disfarçadas pela cera da falsidade, da meticulosidade. Incrivelmente, por vezes esses corações de cera são gananciosos por poder e dinheiro e passam pela vida afora enganando, propagando fraudes e desuniões. Mas também, sofrendo eles próprios, por fazer da vida algo sem força espiritual, sem a sólida base da fibra moral; a construir apenas mentiras, fracas e efêmeras mentiras...
            A rocha sinceridade é a virtude admirável dos santos e puros de coração. Não que todos nós queiramos ser forçadamente santos, pois sabemos de nossas falhas e imperfeições humanas quando diante de provações. Entretanto, que procuremos ser naturalmente verdadeiros, fiéis e simples como São Francisco de Assis:  “onde haja ódio, faze que eu leve o Amor;  onde haja erros, que eu leve a verdade (...)”.
ARTIGO: VIDA SIMPLES, POR DIEGO ROCHA ARTIGO: VIDA SIMPLES, POR DIEGO ROCHA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 22, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...