FALTA D'ÁGUA: CONHEÇA O QUE OCASIONOU

Por Assecom-PMSC
Sistema de abastecimento de água de Santa cruz já está sendo regularizado. Entenda o que gerou o problema.
O abastecimento de água na cidade de Santa Cruz voltou a ser regularizado desde ontem (03) à noite, quando as bombas da Estação Elevatória EB2 de Monte Alegre, foram consertadas, permitindo que a Adutora Monsenhor Expedito funcionasse com 100% da sua capacidade. A CAERN informou que o problema não atingiu somente a capital do Trairi, mas 26 municípios e diversas comunidades rurais abastecidas pela adutora.
Logo após o conserto, o SAAE direcionou o abastecimento de água para os bairros mais atingidos pelo problema. Desde a noite da terça-feira os moradores dos Bairros Miguel Pereira Maia, Barro Vermelho, DNER e Conjunto Cônego Monte estão recebendo água em suas casas. De acordo com o diretor da autarquia, José Medeiros, se o repasse de 280 metros cúbicos de água por hora, feito pela Caern para a cidade de Santa Cruz continuar sendo realizado “dentro de cinco dias o sistema de abastecimento estará totalmente regularizado”, ou seja, cada residência será reabastecida a cada 48h.

Medeiros ainda informou que o Centro e o bairro do Paraíso estarão recebendo novamente água em suas torneiras amanhã. “Estes dois bairros, por estarem localizados na superfície plana da cidade, não sofreram com a falta d’água nestes últimos dias, portanto eles continuam inseridos no sistema normal de rodízio”, finalizou.
Entenda o problema:
Santa Cruz foi atingida pela falta de água desde o dia 28 de março devido a uma falha que atingiu a bomba principal de elevação de água localizada na Lagoa do Bonfim, isto reduziu a vazão de água em 30%, forçando o SAAE a trabalhar apenas com uma bomba. A autarquia trabalha normalmente com três bombas, e abastece três setores diferentes em apenas 48h. Com a diminuição no repasse de água, o abastecimento foi reduzido para um setor a cada 24h.
Este problema foi solucionado na última sexta-feira (30). No entanto uma nova falha foi detectada, agora a falta de energia elétrica na Estação Elevatória EB2 em Monte Alegre, deixou a adutora Monsenhor Expedito com apenas 65% de sua capacidade e 27 cidades ficaram sem água.
Às 11h desta terça, o sistema adutor Monsenhor Expedito estava trabalhando com apenas duas bombas. Segundo um dos responsáveis pela manutenção da adutora, Francisco Júnior, o problema anterior foi solucionado e até então o sistema estava funcionando normalmente. A Cosern consertou o problema na estação de bombeamento durante a tarde, já à noite o sistema de abastecimento voltou a ser normalizado.
Para que a adutora trabalhe com sua capacidade total é necessário que estejam funcionando três bombas na Lagoa do Bonfim e três em Monte Alegre, só dessa forma chega água suficiente em todas as cidades abastecidas pelo sistema adutor.
Apesar do abastecimento de água ter funcionado normalmente em Santa Cruz do sábado à noite até a terça pela manhã, os pontos mais altos da cidade foram os mais atingidos com a falta d’água.
FALTA D'ÁGUA: CONHEÇA O QUE OCASIONOU FALTA D'ÁGUA: CONHEÇA O QUE OCASIONOU Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, abril 04, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...