BOLETIM INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

Por assecom-PMSC
BOLETIM Nº 001/2012
Santa Cruz participa do 2º Fórum Comunitário em busca do Selo UNICEF
Governo Municipal continua na corrida em busca do Selo Unicef Município Aprovado. Ontem (11) a articuladora municipal do selo, Rita de Cássia Ramos, secretária municipal de assistência social, Marly Oliveira, e um aluno do programa Projovem, estiveram em Natal participando do Encontro Estadual sobre a Metodologia do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.



“A equipe do Governo Municipal está unida e articulada na conquista do Selo Unicef. Todas as nossas ações demonstram o empenho que a administração municipal vem tendo na luta em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente”, declarou a articuladora do selo no município, Rita de Cássia.
Santa Cruz e mais 164 municípios se inscreveram para participar da segunda edição do Fórum Comunitário, que aconteceu no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE).

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 18 anos.



Enquanto as representantes do poder público de Santa Cruz estavam em Natal participando do Fórum, outros agentes atuavam em busca do Selo na cidade de Santa Cruz. A montagem da peça Paixão de Cristo, encenada pelos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho (PETE), aconteceu na comunidade do Bonsucesso, e faz parte das ações empreitadas pelo Governo Municipal pela conquista do título.



Aberta inscrições para o IV Campeonato de Futebol Amador de Santa Cruz
Governo Municipal dá início ao calendário esportivo do município com a abertura das inscrições para o IV Campeonato Municipal de Futebol Amador de Santa Cruz. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 27 deste mês, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, na sede da Secretaria de Esportes, localizado no anexo do Estádio Iberezão.
Para se inscrever os times interessados precisam apresentar as xerox dos documentos de identificação de todos os atletas, através do representante de cada equipe. As equipes irão competir pela 1ª e 2ªdivisão, recebendo premiações os times líderes ou vice-líderes.
A competição está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com total apoio do Governo Municipal. De acordo com o secretário municipal de esportes e lazer, Jackson Jaedyson, as partidas estão previstas para começar ainda na primeira quinzena de maio.
Ao fim do Campeonato será entregue troféus aos times vencedores, e medalhas aos jogadores, além de uma premiação em dinheiro.
Turismo se reúne com setor hoteleiro da cidade para definir estratégias para a Festa de Maio
Nesta quarta-feira (11) o Governo Municipal deu continuidade a série de reuniões empreitadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico junto a classe empresarial do município. O encontro foi dedicado aos empresários do setor hoteleiro, cujo objetivo principal foi definir as estratégias do setor para melhor atender a demanda turística no período da festa de maio.
A nova estratégia adotada pela pasta de estreitar a relação entre o setor público e o setor privado surtirá efeito diretamente no desenvolvimento e economia da cidade, acredita o secretário de turismo, Iranilson Silva.
Uma das pautas abordadas foi a conscientização das empresas quanto a importância dos investimentos no setor turístico, visto que a atividade é uma das principais fontes de economia do País. “Por estar inserida no calendário nacional como destino turístico religioso, Santa Cruz é um município visado e rentável”, afirmou o secretário.
Em levantamento recente, a secretaria constatou que para o período de maio cerca de 50% dos leitos disponíveis na cidade já estão reservados. O que levantou outra discussão pertinente, que é a política de bem servir o turista. “Uma das bandeiras que levantei desde o início da minha gestão foi a de que, nossa batalha não é para simplesmente trazer o turista a Santa Cruz, e sim mantê-lo na cidade”, disse o prefeito, Péricles Rocha, e reafirmou a importância de receber bem e proporcionar bons momentos ao turista,“seja na hospedagem, gastronomia ou hospitalidade”, concluiu.
Em pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, constatou-se que 90% das empresas de hospedagem são micros e pequenos estabelecimentos. O setor também é um grande consumidor de bens industriais. Pelo menos uma vez por ano, esses estabelecimentos trocam ao menos um de seus equipamentos -- televisores, aparelhos elétricos e eletrônicos, roupas de cama e banho, movimentando as economias dos estados e municípios.
O setor é responsável por cerca de 300 mil postos de trabalho. O custo da geração de emprego na hotelaria é um dos mais baixos da economia brasileira, exigindo um valor de produção de R$ 16 mil.
A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico irá realizar uma segunda reunião com o segmento hoteleiro da cidade, data definir. Próxima semana, no dia 18, será a vez dos proprietários de restaurantes e lanchonetes sentarem com a equipe para definir estratégias positivas a serem adotadas por cada empresa durante a festa de maio.
PETI apresenta peça “Paixão de Cristo”  na comunidade Bonsucesso
O Programa de Erradicação do Trabalho (PETI) de Santa Cruz irá encenar a peça experimental “Paixão de Cristo do Peti” às 15h desta tarde (12), na comunidade rural Bonsucesso. A montagem, resultado do empenho e dedicação dos alunos da oficina de teatro, foi idealizada especialmente para o mês em que se celebra a tríade pascal.
A peça terá o total de 20 alunos envolvidos, sob a direção geral do professor, Edmilson Rocha. Foram cerca de três semanas de ensaio, que, de acordo com Edmilson, mostraram toda a dedicação e envolvimento que os alunos do Peti têm com a arte.
“Esta montagem é resultado do trabalho destes alunos. Esta é a hora de mostrarmos para a população o talento dos nossos jovens e o excelente trabalho que realizamos no Peti”, declara a coordenadora do programa, Valdice Fonseca.
Com duração total de 50 minutos, a peça “Paixão de Cristo do Peti” fará sua primeira apresentação hoje (12) no Bonsucesso. Próxima semana, nos dias 16 e 17, o espetáculo será montado no Teatro Candinha Bezerra, para que toda a população contemple o trabalho destes jovens.
A montagem tem direção geral de Edmilson Rocha (professor de teatro e dança), figurino de Kelf Mery (professora de meio ambiente), assistente de figurino, a aluna de 12 anos, Shirlene, cenário de Eduardo Vicente (artista plástico).
Alto de Santa Rita tem nova sinalização, iluminação e futuro espaço para barracas.
O prefeito Péricles Rocha, a equipe responsável pelo setor turístico do Sebrae Santa Cruz, a Paróquia de Santa Rita e a Associação dos Vendedores Ambulantes Alto de Santa Rita (ASSOVASARI) se reuniram na tarde desta quarta-feira (11) para discutir pontos de melhoria para o Alto de Santa Rita.
Questões como sinalização, iluminação e espaços destinados a instalação das barracas de venda de artigos religiosos já foram solucionados pelo prefeito na manhã desta quinta-feira (12). O Alto de Santa Rita está todo sinalizado com placas informativas nas línguas portuguesa e inglesa, a iluminação do Alto foi reforçada com destaque para a estátua de Santa Rita, que nos últimos dias já se apresenta mais clara e conseqüentemente, mais bonita a olho nu.
Com respeito a implantação de um ponto fixo para as barracas dos vendedores ambulantes do Alto, o prefeito não apenas atendeu a solicitação da Associação, como foi além das reivindicações da categoria. Pela manhã uma equipe do Governo Municipal mapeou o Alto de Santa Rita, na presença da presidente da Assovasari, Maria Francisca dos Santos (Nelly) e de outros membros, onde foi determinado que uma área situada no estacionamento principal do Complexo seria destinado a construção de um espaço para as barracas de vendas de artigos religiosos.
Primeiro a equipe verificou as disponibilidades do terreno, depois fez a medição e checou as condições de terraplanagem. Em consonância com os membros da associação que estavam presentes, ficou decidido que o Governo Municipal iria construir uma estrutura temporária que abrigasse da melhor forma possível a prática econômica e seus profissionais.
O prefeito dividiu a trabalho em duas etapas. Enquanto implanta a área dos ambulantes no Alto com recursos próprios do Governo Municipal, elabora um projeto para que nessa mesma área seja construído posteriormente, com ajuda do Governo federal, uma estrutura definitiva voltada para o comércio de souvenir e artigos religiosos. “Um complemento para o Alto necessário e de grande importância para a manutenção do Complexo e economia de uma boa parcela de trabalhadores da cidade”, definiu o gestor.
Os próximos passos serão definir a área destinada para a instalação de cada barraca, bem como entrar em contato com o Sebrae e a Paróquia para definir a função de cada instituição no processo de expansão dos serviços oferecidos no Alto.
Governo Municipal realiza trabalho de limpeza e desobstrução de galerias no Bairro Paraíso
O Governo Municipal está realizando um trabalho de desobstrução e limpeza das galerias do Bairro Paraíso. A ação da Secretaria Municipal de Transportes e Obras tem por objetivo prevenir os alagamentos no período de chuvas. A primeira galeria a ser limpa foi a da Rua São Francisco.
O trabalho realizado durante cerca de cinco dias desobstruiu toda rede de esgoto em um raio de 2km, até chegar ao leito do Rio Trairi. Com a limpeza o transporte dos esgotos sanitários voltaram a ser feitos com mais eficiência até as estações de tratamento.
O prefeito Péricles Rocha monitorou de perto o início da desobstrução da galeria na São Francisco, e disse que este é um serviço contínuo da administração municipal, ou seja, é feito o ano todo. E alerta para o fato de que as galerias urbanas são construções para escoamento de águas fluviais e esgotos, e que o hábito de descartar lixo em locais impróprios pela população é um dos grandes causadores dos entupimentos e alagamentos em via urbana.
Governo Municipal irá promover Feira de Negócios inédita em Santa Cruz: A Feira do Frango
Pela primeira vez na história de Santa Cruz, a cidade irá ser palco de uma grande Feira de Negócios e Gastronomia voltada para a promoção e divulgação da atividade avícola do município. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está em fase de planejamento.
O prefeito Péricles Rocha nomeou uma comissão organizadora composta pelo diretor do SAAE, José Medeiros, um dos principais conhecedores da atividade na região, Millan Lopes, administradora e consultora do Sebrae-RN, e George Negreiros, consultor do Sebrae-RN, com um extenso currículo na promoção de eventos do gênero.
Recentemente a equipe visitou a Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AVESUI), maior feira do ramo na América-Latino, que acontece todos os anos em São Paulo, acompanhados do prefeito e da primeira dama, Olga Rocha. Lá eles tiveram a oportunidade de entrar em contato com as mais modernas técnicas de criação e produção de aves, ovos e suínos; além de interagirem com os principais produtores do País, fazendo contatos relevantes para a realização da feira de negócios em Santa Cruz.
“Saímos da Avesui com outra visão a respeito da produção avícola. Em conversa com o organizador do evento, tivemos um estalo de como seria a nossa feira de negócios, estamos otimistas com o resultado positivo da feira junto a classe produtora de aves da nossa cidade”, revelou Millana.
Além de ser considerada uma feira de negócios onde é possível acompanhar as principais questões que envolvem a criação e produção de aves, a Avesui realizou um show-room inédito com os mais diversos equipamentos de manutenção e ambiência para os animais. Feira Biomassa & Bioenergia e AveSui Reciclagem Animal.
Agora os próximos passos da organização da Feira do Frango, nome temporário do evento, será reunir as comunidades rurais produtoras para adesão, bem como os oito municípios vizinhos. Também está sendo articulado a parceria entre Santa Cruz e a cidade de Guarabira na Paraíba, local onde está localizada a indústria de aves Guaraves.
BOLETIM INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ BOLETIM INFORMATIVO DO GOVERNO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, abril 13, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...