EQUIPE DA DEFESA CIVIL VAI AO AÇUDE DA GUARITA, EM TANGARÁ


A Sra. Maria José Silva, da cidade de Lagoa Salgada, preocupada com a situação que se encontra o açude Guarita, nos enviou este e-mail.

Erivan, sou residente da cidade de Lagoa Salgada, e se possível gostaria de saber como se encontra no momento(29/01/2011) a situação do açude de Tangará e o açude uiarapuru.
>
Maria José, veja a matéria abaixo e terá mais informações:

Por TN
O risco de rompimento do açude Guarita, em Tangará, continua alto. De acordo com informações do prefeito do município, Jorge Eduardo Bezerra, o vazamento causado pelas chuvas dos últimos dias aumentou, colocando em risco a população dos municípios de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta. Desde o início da manhã deste sábado, funcionários da prefeitura tentam conter a força das águas com ajuda de sacos de areia.

Diante da situação, equipes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Defesa Civil estadual e Corpo de Bombeiros estão se dirigindo ao local para examinar a questão. Com capacidade para aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos de água, o açude Guarita está com parte da parede rachada.

Construído em 1948, o açude recebeu, na última segunda-feira, água de dois açudes menores que arrebentaram. Com o acúmulo da água, o Guarita sangrou. A lâmina d’água atingiu os trinta centímetros.

A erosão foi muito forte e a pressão na parede do açude é grande. O resultado são rachaduras na base de seu muro, o que os técnicos chamam de revensa.
>
A situação mais crítica é do Guarita. Quanto ao Trairí(uirapuru) pelo que sabemos não corre riscos. O mais importante neste momento é que as pessoas que moram nas cidades após o açude Guarita permaneçam em alerta. A situação é crítica.
EQUIPE DA DEFESA CIVIL VAI AO AÇUDE DA GUARITA, EM TANGARÁ EQUIPE DA DEFESA CIVIL VAI AO AÇUDE DA GUARITA, EM TANGARÁ Reviewed by Erivan Justino on sábado, janeiro 29, 2011 Rating: 5

Um comentário:

  1. eritony. são josé de mipibú rn30 de janeiro de 2011 às 01:24

    mesmo a noticia do www.blogdedaltroemerenciano.com.br
    valeu a sua materia, parabens

    ResponderExcluir

Seu comentário passará por uma avaliação...