DEPUTADOS ANALISAM REAJUSTE SALARIAL PARA OS PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE


A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discute nesta terça-feira, 23, o Projeto de Lei de reajuste do piso estadual do magistério. Segundo a proposta do Governo do Estado, o aumento de 4,17% será repassado aos profissionais a partir de maio.
Na discussão sobre o tema, os deputados estaduais da comissão terão a presença de representantes dos inativos do magistério e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte RN).
Na semana passada, durante reunião do colegiado, a matéria não foi aprovada. Os deputados Getúlio Rêgo (DEM) e Galeno Torquato (PSD) questionaram o prejuízo que os professores inativos poderiam ter com a aprovação do projeto original, visto que o reajuste para a categoria será implantado a partir de maio próximo e o retroativo dividido em sete parcelas. Com isto, o presidente da CFF, deputado Tomba Farias (PSDB), convocou a reunião para a próxima terça-feira.
O deputado Galeno Torquato foi quem sugeriu que sejam convocados os representantes dos aposentados à CFF. “Da forma como está posto o Governo do Estado mais uma vez colocou os aposentados e pensionistas na fila, com esse parcelamento. E são eles, que contribuíram com a educação do nosso Rio Grande do Norte, quem mais precisam de uma remuneração digna”, criticou Getúlio Rêgo.
Na defesa do Governo, o deputado Francisco do PT argumentou que a matéria tem a aprovação dos professores. “Esse projeto já foi discutido amplamente com as bases e foi fruto de um entendimento entre o governo e o Sinte”, disse.
De acordo com o projeto, para os professores ativos, o reajuste será implantado a partir de abril próximo e o retroativo em três parcelas, nos meses de abril, maio e junho de 2019. Já em relação aos aposentados, o reajuste será implantado a partir do próximo mês e o retroativo em 7 parcelas, sendo a primeira parcela, no percentual de 4,17% paga em junho, referente ao mês de janeiro de 2019; e as demais, no total de 6, no percentual de 2,085%, pagas nos meses de julho a dezembro, referentes aos meses de fevereiro, março e abril de 2019.
DEPUTADOS ANALISAM REAJUSTE SALARIAL PARA OS PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE DEPUTADOS ANALISAM REAJUSTE SALARIAL PARA OS PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...