MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE NA JUSTIÇA ANULAÇÃO DO CONTRATO DE INSPEÇÃO VEICULAR

Por Anna Ruth
Os Promotores de Justiça das áreas de Defesa do Consumidor, Patrimônio Público, Sonegação Fiscal, Cidadania e Meio Ambiente de Natal entraram com uma Ação Civil Pública (ACP) para pedir a anulação do Processo Licitatório referente à implantação e operação do serviço de inspeção veicular para atender às necessidades do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso do RN. Na prática, o MPE quer anular todo contrato feito pelo Governo do Estado com o consórcio Inspar, que havia ganho a licitação para fazer a inspeção em toda frota potiguar, inclusive nos carros novos.

A Ação Civil Pública questiona também a constitucionalidade da Lei Estadual nº 9.270/2009 e dos Decretos nº 21.542/2010 e 16.511/2002 por tratarem de trânsito, matéria vedada aos Estados legislar pela Constituição Federal.

Na petição inicial da Ação os Promotores de Justiça listaram pelo menos 15 irregularidades que justificam o pedido, entre eles, a falta de um estudo técnico sobre o tema e incoerências jurídicas na execução do processo. Segundo os Promotores de Justiça o processo licitatório nº 82519-2009-2 e, consequentemente, o contrato de concessão desses serviços deveriam ser anulados pelo fato da Lei Estadual ser inconstitucional.

A inspeção veicular para medição de gases poluentes é matéria de trânsito, segundo pacífica jurisprudência do STF, e essa é uma matéria vedada aos Estados de legislar, cabendo apenas à União”, afirmam os Promotores de Justiça.
MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE NA JUSTIÇA ANULAÇÃO DO CONTRATO DE INSPEÇÃO VEICULAR MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE NA JUSTIÇA ANULAÇÃO DO CONTRATO DE INSPEÇÃO VEICULAR Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, fevereiro 03, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...