BANDA INDEPENDENTE ABRE FOLIA NAS RUAS DE NATAL

Por TN
A uma semana da abertura oficial do Carnaval, o desfile da Banda Independente da Ribeira pelo centro histórico da Cidade Alta e Ribeira abriu, praticamente, a festa em Natal. Gente de todas as idades saíram as ruas por volta das 20 horas desta sexta-feira, dia 25. O promotor de eventos Dickson Medeiros destaca o fato da foliões terem a oportunidade de passar em frente a casa onde morou o folclorista Luís da Câmara Cascudo: “A grande novidade da banda, é que realmente ela se consolidou como evento pré-carnavalesco”.

a banda lembra os antigos carnavais, enquanto as prefeituras anunciam a programação da folia para quem optar pelo interior

Para “Dickson Meméia”, como ele é mais conhecido na cidade, a prévia de Carnaval também pode se tornar um atrativo para os turistas; “Não adiante o turista estar em Natal se não tiver o que ver, o turista não vem só tomar caipirinha e banho de mar, a cidade também tem de ter essa loucura, essa picardia”, disse ele, que ressalta a característica da banda, “que não leva em conta a quantidade de pessoas, mas a qualidade de quem gosta do verdadeiro carnaval”.

Um dos organizadores da banda Independente da Ribeira, o jornalista Petit das Virgens, disse que “a grande novidade deste ano”, é a participação de pessoa mais jovens, na faixa dos 20 a 30 anos: “A nova geração está tendo um peso este ano, temos uma presença muito grande de jovens e de adolescentes”.

Petir das Virgens lembra que Natal, depois dos anos 60 e 70, passou a se caracterizar como uma com uma cidade “que sempre foi boa em prévias carnavalescas”, e isso continua com a Banda Independente da Ribeira. “A banda Independente trabalha a qualidade musical e das pessoas que vêm participar, amantes da música e do Carnaval tradicional”, declarou das Virgens, a respeito do fato de que Natal não precisa concorrer com outras cidades, como Olinda e Recife, em Pernambuco e mesmo com Salvador, onde predomina o “axé music”.

Segundo ele, o principal objetivo da banda Independente é trazer o folião para o centro da cidade “e despertar nas novas gerações o resgate de sua memória história e arquitetônica, tenham amor a esse patrimônio que ainda existem em poucas cidades do Brasil”.

BANDA INDEPENDENTE ABRE FOLIA NAS RUAS DE NATAL BANDA INDEPENDENTE ABRE FOLIA NAS RUAS DE NATAL Reviewed by Erivan Justino on sábado, fevereiro 26, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...