MARIA DA PENHA É INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2017


As indicações para o Prêmio Nobel da Paz 2017 já foram feitas e ao menos uma brasileira figura na lista de indicados: a farmacêutica Maria da Penha. Reconhecida em todo o país por lutar pelo fim da violência contra as mulheres, ela tem até uma lei federal com seu nome (Lei nº 11.340/ 2016).

 Maria da Penha sofreu no início da década de 1980 duas tentativas de homicídio do então marido dela, ficou paraplégica por causa das agressões e precisou enfrentá-lo na justiça por 19 anos até que ele fosse preso. Ela chegou até mesmo a levar o caso para a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos. Além disso, passou a militar para que outras mulheres não sofressem o mesmo tipo de violência que ela, inspirando a criação da Lei Maria da Penha – considerada hoje a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica.


No Nobel da Paz 2017, a farmacêutica concorrerá com mais 214 indivíduos, entre eles o Papa Francisco, e 103 organizações. O resultado será anunciado em outubro.
 
MARIA DA PENHA É INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2017 MARIA DA PENHA É INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2017 Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, março 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...