ASSEMBLEIA HOMENAGEIA POTIGUARES QUE PARTICIPARAM DAS PARAOLIMPÍADAS



A Assembleia Legislativa homenageou nesta segunda-feira (17) os potiguares que participaram dos jogos paralímpicos de 2016, em setembro, no Rio de Janeiro. A solenidade foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e reuniu parlamentares, representantes de entidades esportivas ligadas à pessoa com deficiência e familiares dos paratletas homenageados.

“Temos aqui representantes com as mais variadas deficiências. Mas nada disso tem sido capaz de detê-los. Hoje o sentimento, não somente meu, como certamente de todos os Norte-riograndenses, é de gratidão e orgulho”, disse Cristiane.

Nas Paralimpíadas 2016, o Rio Grande do Norte foi o terceiro Estado que mais conquistou medalhas para a delegação brasileira. Ao todo, o RN conquistou nove medalhas, sendo seis delas por meio de atletas que iniciaram no esporte em terras potiguares.

Durante a solenidade, Cristiane Dantas destacou a necessidade de maior apoio do Poder Público aos paratletas. “Homenagear a todos é pouco diante de todo esforço que fazem para chegar a uma Paralimpíada, enfrentando a falta de incentivos e patrocínio. É preciso mais reconhecimento e investimento para que não seja mais necessário que nossos melhores atletas deixem o Rio Grande do Norte em busca de apoio na carreira”, observou.

Em nome dos treze homenageados, o paratleta Adriano Gomes agradeceu a honraria e também cobrou maior atenção do poder público com os atletas. “O RN sempre foi um celeiro de atletas palímpicos. As pessoas com deficiência são capazes, desde que lhes sejam dadas oportunidades. E é isso que o esporte faz. O esporte palímpico precisa ser valorizado. O meu objetivo foi cumprido, mas espero que os atletas que estão iniciando não sejam esquecidos”, declarou o nadador.

Na oportunidade, a deputada Márcia Maia (PSDB), autora do projeto Bolsa Atleta, fez um novo apelo ao Governo do Estado solicitando a regulamentação da proposta. O deputado Hermano Morais (PMDB) e o vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PCdoB) também acompanharam a sessão e parabenizaram os homenageados pela participação nos jogos.

Além dos paratletas, a solenidade homenageou os integrantes da delegação médica que acompanhou os potiguares nas Paralimpíadas, comandada pelo médico Roberto Vital. “Os bons resultados alcançados nos jogos paralímpicos de 2016 são fruto de um longo planejamento. Agradecemos a homenagem oferecida pela Casa e lembro que é importante fomentar o esporte para que nossa delegação de paratletas não encolha”, falou Vital.

Paratletas homenageados
 
Abner Nascimento de Oliveira - Judô
Adriano Gomes de Lima - Natação
Ana Raquel M. Batista Lins - Triatlo
Arthur Cavalcante da Silva - Judô
Clodoaldo F. da Silva Correa - Natação
Cecilia kethlen Jerônimo de Araújo - Natação
Edenia Nogueira Garcia - Natação
Halyson Oliveira Boto - Judô
Joana Maria J. da Silva N. Euzébio - Natação
Rildene Fonseca Firmino - Natação
Romário Diego Marques - GoallBall
Thalita Vitória S. da Silva - Atletismo
Terezinha Mulato dos Santos – Halterofilismo
ASSEMBLEIA HOMENAGEIA POTIGUARES QUE PARTICIPARAM DAS PARAOLIMPÍADAS ASSEMBLEIA HOMENAGEIA POTIGUARES QUE PARTICIPARAM DAS PARAOLIMPÍADAS Reviewed by Erivan Justino on 17 outubro Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo