POSTOS DE SAÚDE REALIZAM AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO

Em referência ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, que teve como tema a Hipertensão ou pressão alta, as Unidades Básicas de Saúde de Santa Cruz realizarão durante esta semana ações de prevenção e controle da doença.
O trabalho está sendo realizado com os pacientes já portadores da doença e também com aqueles em situação de risco que apresentam predisposição a desenvolver a hipertensão. Verificação de pressão arterial, teste de glicemia, palestras educativas sobre a pressão alta e orientações para prevenir são algumas das atividades realizadas.

Durante a semana, os usuários devem procurar a unidade básica de saúde de seu bairro para participar das atividades.
Dados apontam que a hipertensão vem aumentando em Santa Cruz e preocupando as autoridades locais que alertam à população sobre a importância das ações preventivas, que podem evitar a doença.

As ações de controle da Hipertensão estão sendo coordenadas pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Por Assecom-PMSC

 
Hipertensão
Também chamada de pressão alta, a hipertensão é o problema médico mais comum em toda a população mundial. É uma doença silenciosa que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar a paralisação dos rins.

A hipertensão se caracteriza por ser uma pressão muito elevada nas artérias, com a pressão do sangue maior do que 140/90 mmHg, ou 14 por 9. É uma doença que tem maior incidência na raça negra e que aumenta sua probabilidade de ocorrência conforme a idade. A hipertensão pode ter causas hereditárias, mas também pode ser causada por alguns fatores, como: má alimentação (excesso de sal e gordura), obesidade, uso de certos medicamentos, estresse, sedentarismo, fatores genéticos, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

Geralmente a hipertensão é uma doença que não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, e isso faz dela uma doença perigosa. As pessoas que sofrem de casos mais graves de hipertensão têm sintomas mais claros quando a pressão se eleva demasiadamente, como dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, palpitações e sangramento nasal.

O diagnóstico da hipertensão geralmente é feito a partir de um aparelho chamado de esfigmomanômetro. Se não diagnosticada rapidamente, essa doença pode trazer sérios prejuízos como: AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, impotência, problemas na vista e Arteriosclerose.
POSTOS DE SAÚDE REALIZAM AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO POSTOS DE SAÚDE REALIZAM AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, abril 09, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...