IVERMECTINA É 'FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA' CONTRA COVID, DIZ MÉDICO

 

Passado quase um ano desde o primeiro caso de covid-19 no Brasil, o debate em torno de remédios sem eficácia comprovada (ou já comprovadamente ineficazes) para a doença permanece aceso nas redes sociais e ganhou força nesta semana com um artigo internacional que aponta supostos benefícios da ivermectina.

O trabalho, divulgado em uma plataforma online e sem revisão de pares, sugere que o antiparasitário seria capaz de reduzir o risco de morte por covid-19 em até 75%.

Seria uma excelente notícia no momento em que o mundo registra mais de 14 mil óbitos pela doença em apenas um dia — somente no Brasil, são em média 1.000.

Entretanto, estudos precisam ser feitos de acordo com metodologias muito bem-estabelecidas, o que não ocorreu nesse artigo, explica Alexandre Naime Barbosa, médico infectologista e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Botucatu.

Ele ressalta que esse estudo é uma reunião de outros estudos prévios — chamado no meio acadêmico de meta-análise. Porém, foram usados artigos não foram publicados em revistas acadêmicas e nem revisados por pares, uma exigência para ter valor científico.

Portal R7
IVERMECTINA É 'FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA' CONTRA COVID, DIZ MÉDICO IVERMECTINA É 'FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA' CONTRA COVID, DIZ MÉDICO Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, janeiro 22, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...