DEMOCRATAS DA CÂMARA DOVULGAM RESOLUÇÃO DE IMPEACHMENT DO PRESIDENTE TRUMP






Os democratas da Câmara divulgaram sua resolução de impeachment do presidente Donald Trump nesta segunda-feira (11), acusando-o de “incitação à insurreição” e alegando “seu papel nos distúrbios da semana passada no Capitólio dos EUA”. A resolução pode ser apresentada formalmente na Câmara ainda hoje.

O documento inclui as seguintes declarações: “… Donald John Trump se envolveu em crimes graves e contravenções ao incitar a violência contra o governo dos Estados Unidos, em que:

Em 6 de janeiro de 2021, de acordo com a 12ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, o Vice-Presidente dos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes e o Senado se reuniram no Capitólio dos Estados Unidos para uma Sessão Conjunta do Congresso para contar os votos do Colégio Eleitoral. Nos meses anteriores à Sessão Conjunta, o presidente Trump repetidamente emitiu declarações falsas afirmando que os resultados das eleições presidenciais foram produto de fraude generalizada e não deveriam ser aceitos pelo povo americano ou certificados por funcionários estaduais ou federais. Pouco antes do início da Sessão Conjunta, o Presidente Trump se dirigiu a uma multidão no Ellipse em Washington, D.C. Lá, ele reiterou as falsas afirmações de que ‘ganhamos esta eleição e a vencemos por uma vitória esmagadora’. Ele também fez declarações intencionais que, no contexto, encorajaram – e previsivelmente resultaram em – ações sem lei no Capitólio, como: ‘se você não lutar como o inferno, não terá mais um país.’ Assim incitado pelo presidente Trump, membros da multidão a que ele se dirigiu, na tentativa de, entre outros objetivos, interferir com o dever constitucional solene da Sessão Conjunta de certificar os resultados da eleição presidencial de 2020, violou ilegalmente e vandalizou o Capitólio, feridos e matou policiais, ameaçou membros do Congresso, o vice-presidente e funcionários do Congresso e se envolveu em outros atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos.

A conduta do presidente Trump em 6 de janeiro de 2021 seguiu seus esforços anteriores para subverter e obstruir a certificação dos resultados da eleição presidencial de 2020. Esses esforços anteriores incluíram um telefonema em 2 de janeiro de 2021, durante o qual o presidente Trump instou o secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, a ‘encontrar’ votos suficientes para derrubar os resultados das eleições presidenciais da Geórgia e ameaçou o secretário Raffensperger se ele não o fizesse então.

Em tudo isso, o presidente Trump colocou gravemente em perigo a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições governamentais. Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e colocou em perigo um ramo coigual do governo. Com isso, ele traiu sua confiança como presidente, para manifesto prejuízo ao povo dos Estados Unidos.”




DEMOCRATAS DA CÂMARA DOVULGAM RESOLUÇÃO DE IMPEACHMENT DO PRESIDENTE TRUMP DEMOCRATAS DA CÂMARA DOVULGAM RESOLUÇÃO DE IMPEACHMENT DO PRESIDENTE TRUMP Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, janeiro 12, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...